Impacto do Financiamento Estudantil em 2020 Brasil. Saiba tudo!

Para quem não sabe, o Pravaler é a maior plataforma de financiamento estudantil no Brasil. Eles já beneficiaram mais de 170 mil alunos com mais de R$4 bilhões em financiamentos. Eles realizaram uma pesquisa no ano passado e ouviram clientes que tomaram crédito em 2016 e que em 2020 já estariam formados, ou próximos de se formar.

Esse grupo de clientes foi comparado ao grupo de pessoas aprovadas para tomar crédito em 2016, mas não fizeram. Ao todo, foram respondidos 2.113 questionários válidos.

Os principais destaques da pesquisa foram maior ingresso e permanência do aluno no ensino superior, maior disposição para tomar novo crédito, além de um recorte sobre os impactos do coronavírus nos estudos e trabalho. Confira abaixo alguns detalhes:

Alunos com Pravaler tem maior ingresso e permanência em sala de aula

A porcentagem de pessoas que entraram e ficaram no ensino superior é 18,6%. Maior do que teria sido sem o crédito do Pravaler. Comparando os jovens Pravaler com jovens sem nenhum apoio financeiro, a diferença de percentual de jovens com ingresso e permanência aumenta para 38,4%. Aí eu te pergunto: Faz diferença ou não?

“Além disso, o perfil dos jovens que procuram o Pravaler são de famílias com pais mais escolarizados, 28% do jovem ante 15% da média brasileira. Isso pode influenciar a motivação para a buscar o ensino superior”,  completa Ana Bárbara, Head de Risco, Crédito e Cobrança do Pravaler.

Maior disposição de tomar crédito

O percentual de jovens Pravaler com disposição a tomar crédito hoje é 14,9%, maior que o percentual de jovens dispostos a tomar crédito que não tiveram experiência com o Pravaler. Os resultados de impacto em geral são  bem maiores se considerado a parcela do grupo de comparação sem apoio financeiro, não só em relação à maior disposição de crédito, mas em relação aos outros indicadores investigados.

Efeito coronavírus 

Por incrível que pareça, a maioria dos entrevistados do Pravaler seguiu na universidade (81,8%), sendo poucos os casos neste grupo em que a faculdade não ofereceu aula no período. Por outro lado, 11,3% dos estudantes tiveram que trancar seus cursos por falta de condições de se manter na universidade.

O objetivo do Pravaler é transformar a vida da galera através da educação. Parece algo simples, mas esse estudo serviu e ajuda muito para os próximos passos da plataforma.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui