Hoje troquei de com o fofo do Pedro Caxa, desenvolvedor de games e influencer digital, que bom no tiktok, com mais de 1.4 milhões de seguidores, está desenvolvendo um game do zero, chamado Camp Wars. Com isso em mente, decidi convidar ele para bater um papo para falar sobre o seu novo game, seu sucesso nas redes sociais e alguns segredos que não tinham sido revelados sobre o Camp Wars e o mercado de games no BR, então prepare um lanche leve, pega um suquinho e vem com a gente!
Trocando ideia:
Rick Nóbrega: Só para entender, você começou a criar seu jogo?
Pedro Caixa: Então, como sugestão da minha psicóloga eu comecei a fazer uma coisa que me dessem ânimo e vontade de sair da cama porque meu dia era acordar, ficar no escritório e ia jogar um pouco de valorant e gravar um vídeo. E eu dormia, além do mais eu já tinha estudado e já tava formado em games e tinha toda feita toda essa formação, ok vou tentar o desenvolvimento de um jogo, algo que eu queira fazer Eu já tinha feito alguns jogos para viralizar, mas eu queria algo próprio, para que eu sentisse uma vontade de fazer, sabe? E o primeiro desenho de camp wars teve mais de 100 mil likes”
Caxa- Sim, esse jogo mesmo que estou criando, inclusive estou até vestindo a camiseta. Além da caneca e pera aí, que também tenho um caderno. Inclusive já mandei fazer tudo.
Rick Nóbrega: Pode mandar um para mim? hhhaa
Pedro Caxa: Pode deixar eu peço para a minha equipe mandar.
Rick, to esperando hein dona equipe ahah!
Rick Nóbrega: Já chegou com uma certa estrutura, até com assessoria de imprensa. Só quem ve a uma boa visão de marketing, valoriza um assessor de imprensa. Olha falar com certos influencers gamers é mais difícil que falar com a Xuxa.
Pedro Caxa: É importante, Camp Wars hoje é uma empresa. Tem gente recebendo salário, é uma empresa séria, então tem que fazer sério. Recentemente não fiz tanta entrevista porque recentemente estava de mudança, e também tem a live de fim do mês que ocupa muito espaço. Mas semana sim semana já dei entrevista para a Loading, já dei entrevista para um site para o blog e até para alunos de faculdade de jornalismo, porque eu realmente gosto”
Rick Nóbrega: Olha que fofo, isso é realmente difícil, principalmente para alunos de faculdade?
Pedro Caxa: Eu realmente gosto de bater um papo com a galera, eu tenho um público muito fechado, eu tenho um milhão e meio de seguidores, mas mesmo assim, mas já é um público que nutri. Então eu sempre tento sair desse meio, do meu público, porque as vez a pessoa pode adorar meu jogo só que ela não me conhece, então acho isso importante.
Rick: É isso mesmo, por exemplo, o Projota foi para o BBB porque todos conheciam a música mas não conhecia o rosto dele.
Pedro Caixa: Eu mesmo não conhecia.
Rick Nóbrega: É muito difícil migrar o conteúdo do Tiktok para o Instagram? Porque deu para notar que na primeira plataforma você bomba doque na segunda.
Pedro Caxa: Então, o Reels, que é o principal jeito de eu começar ainda tem uma limitação de tempo de 30 segundos. Como não faço vídeo de dancinha ou de comédia. Eu faço vídeos explicativos ou demonstrativos. Então por exemplo meu último vídeo que eu postei ontem foi explicando como que chuva funciona nos jogos eu gosto muito de mostrar para a galera como funciona as mecânicas na criação de jogos. Então eu meio que preciso de pelo menos um minuto de vídeo. Criar games é muito complexo, então eu preciso passar certas coisas para outras pessoas, se não… Não consigo fazer live e nem gravar vídeos. E eu gosto tanto do Tiktok que eu meio que tenho preguiça com o Insta, sabe? E são coisas tão diferentes.
Rick,não faça isso moço… Tem que estar em todas as plataformas
Pedro Caxa: É, pior que sim, por mais difícil que seja”
Caxa- “Atualmente eu preciso de uma equipe só de conteúdo para poder fortificar a imagem e continuar produzindo o jogo que é o principal.”
Rick Nóbrega: Eu acho que também não tem essa questão de montar seu jogo. As questões de marketing que inclui fazer o conteúdo fazer e o que você vai fazer caneca ou fazer o caderno se você vai fazer o que quiser. Enfim contratar pessoas para te ajudar a montar tudo é bem complicado.
Pedro Caxa: Eu tenho uma equipe aqui no Discord, atualmente são 15 pessoas trabalhando no Camp Wars, somando freelancers e equipe fixa. E ainda tem que segurar treta entre artista e programador, que é algo que eu sempre ouvi falar entre artista, já que o programador traduz. Então eu tenho que ficar remediando e assim rola uma treta e eu fico ali conversando com cada um, e isso é praticamente umas 3 vezes por dia.
Rick Nóbrega: Você se surpreendeu quando o game viralizou na internet?
Pedro Caxa- “Sim, eu não esperava as proporções que o Camp Wars ia tomar, eu não estava planejando. Quando eu comecei fazendo comecei a fazer, era meio que um estudo, algo que me desse vontade de fazer. Então quando o primeiro vídeo pegou 100 mil curtidas eu fiquei ué. Eu nem sabia como tinha acontecido, mas eu já sabia o formato do tik tok como fazer vídeos se desempenhar bem, só não esperava que o desempenho fosse tão bom. É assim sempre que eu faço um vídeo sobre camp wars ou a galera faz um vídeo sobre camp wars, comprou muito a minha ideia, então hoje eu ainda fico besta de ver o que o Camp Wars se tornou, tendo fãs, virando uma empresa”
Caxa – “Cara vai ter o Supla no meu jogo!”
Rick Nóbrega: Olha exclusivo! Isso a gente não sabia! E como é trazer o Supla e o próprio Guilherme Briggs para narrar?
Pedro Caxa: Então, em relação ao Briggs Então primeiro sobre o trabalho com Guilherme Briggs o primeiro trailer. Foi algo muito muito inesperado. Acabou que eu acabei falando lá para a equipe. A gente precisa de um dublador de um narrador para o trailer. E o pessoal foi cogitando uma galera, ai papo vem papo vai, chegou uma lista e o Guilherme Briggs. E cara eu tenho uma tatuagem do Mickey, eu sou fã absurdo dele e poder trabalhar com ele é incrível. E ele me mandou 10 minutos de narração para eu usar da maneira que eu quisesse e cara, então imagina para um fã escutar a narração do Briggs falando do seu jogo, é muito bom. E eu ainda conversei com ele sobre o jogo durante uma live que a gente fez e quero trazer ele de novo para ser o narrador da partida.”
Com o Briggs foi incrível e com o Supla, o nosso investidor chegou, ele já tinha trabalhado com ele em propagandas e tals, ai o investidor veio e falou “bora colocar o Supla no Camp Wars?” E a gente precisava de um personagem convidado (teremos 6 personagens no jogo) e um deles vai ser eu. E ai o investidor falou Supla e bem, agora temos o Supla. Ai a gente conseguiu uma reunião com ele. Perfeito!”
Rick Nóbrega: O jogo vai ser em que estilo?
Pedro Caxa: O jogo é um FPS, free to play (gratuito) ou seja, em primeira pessoa, o objetivo por enquanto é ser 12×12 o modo Capture a Bandeira é um mata mata, com as munições sendo de slime e cada arma sendo diferente. Com previsão de lançamento para 03 de setembro.
Rick Nóbrega: Sobre investidor, é muito difícil conseguir para um projeto de game?
Pedro Caxa: Cara, assim… no ano de 2019 que eu considerava “Meu deus do céu, eu sou um gênio” ai fiz o projeto e tal, chegamos a ganhar dois prêmios de startup. Algumas empresas quiseram encubar o projeto, mas ninguém quis colocar dinheiro de verdade, e foi. Foi difícil. Foi difícil. E aí veio a pandemia. Então aquela primeira empresa que eu tentei abrir não deu certo a gente não conseguiu desenvolver o projeto. Então chegou Camp Wars que foi diferente, e durante a faculdade sempre disseram para procurar visibilidade. E fiz isso, quando comecei a fazer jogos e mostrar para a galera. E quando o game viralizou, quatro investidores vieram até mim. Imagina um muleque desempregado e do nada quatro pessoas falarem “olha vou te dar x dinheiro para xxx coisa” Então é isso, quando se tem visibilidade as coisas ficam mais fáceis. Então se seu projeto for incrível mas não tiver visibilidade, pode ser que nem role. E aquele projeto de 2019, eu contratei a galera da faculdade para fazer”
Rick Nóbrega: É aquele tipo de coisa, quando você tá crescendo e ficando famoso, todo mundo quer te namorar. Mas vamos lá, então eu gostaria de saber, quais os jogos foram referência ou que você se inspirou para o Camp Wars
Pedro Caxa: O maior jogo que é referência para o Camp Wars, que inclusive tem de certa forma, homenagens dentro do jogo é Halo. É o jogo que eu mais jogava durante a infância e adolescência, por mais que Halo tenha envelhecido mal, muitos fãs meus nem se quer lembra da franquia Halo. Outro game que serviu de influência foi Sunset Overdrive, a parte visual pelo menos e também o game Platoon, são esses 3 jogos que eu me baseei na hora de produzir o Camp Wars. Inclusive uma coisa que falo para meus fãs que querem trabalhar com jogos, é jogar o máximo possível para ter como referência inúmeros games.
Se quiser conhecer mais sobre o Pedro ou seu trabalho, é só seguir ele no TikTok ou no insta @pedrocaxa
@pedrocaxa Estamos melhorando o slime do campwars, curtiram ? oq vcs querem saber como é feito nos games ?#games #curiosidades
Colaboração: Vinicius Teles