Paralimpíadas de Tóquio: Drica Azevedo é um dos grandes nomes da paracanoagem. Conheça a atleta!

Hoje acontece as classificatórias de canoagem nas Paralimpíadas de Tóquio. A modalidade está fazendo grande sucesso, com sete atletas na equipe brasileira, representando a gente. Adriana Azevedo está na equipe projeta se posicionar como finalista, entre as oito melhores paracaranoístas do mundo.

Drica começou sua trajetória profissional bem cedo, ainda na natação, com apenas dois aninhos. A escolha aconteceu após a contaminação do vírus da poliomielite, aos onze meses de vida. Com este esporte, foi atleta dos 18 aos 38 anos, tendo se tornado bolsista apenas com 28 anos, momento em que se dividia entre o trabalho de teleatendimento pela manhã e treinos à tarde.

“Com a natação senti que o esporte era realmente o meu ofício, minha Arte. Quando comecei a perder rendimento na natação, devido a degeneração muscular causada pela Síndrome Pós-pólio, senti que precisava buscar outra modalidade se quisesse continuar no esporte. Foi neste momento que a paracanoagem me encontrou”, conta Azevedo.

Ao migrar para a paracanoagem, ela com algumas dificuldades, principalmente em virtude da modalidade ser bem mais custosa que a natação, incluindo os próprios materiais de uso do esporte.

Agora, ela concilia o atletismo, esposa, dona de casa e mãe, e faz isso muito bem! Ela se dedica aos treinos e cuida de seu filho que é autista: “Ser atleta profissional me traz muitas alegrias, realizações e progressos, enquanto pessoa. É uma jornada intensa. É importante entender que se você ama o esporte, precisará aceitar todo o processo: perdas, ganhos, dificuldades e vitórias, que irão depender de quão resiliente e esforçado você será”, avalia a atleta.

Até o momento a paracanoísta recolhe um bom currículo: Campeã Brasileira de Paracanoagem no ano de 2017 e 2019 e Vice-campeã Brasileira em 2018; Campeã Copa Brasil 2017, 2018, 2019 e 2020; Campeã Paranaense 2019; Vice-campeã Sul-americana 2017, Semifinalista República Tcheca 2017, Finalista na Copa do Mundo de Paracanoagem, dentre outros.

Top, né? Tomara que a Drica continue assim maravilhosa e brilhe ainda mais nas Paralimpíadas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui