É inegável que durante as olimpíadas em Tóquio, o skate foi um dos assuntos mais comentados na mídia, chamando a atenção de muita gente. E pasmem, depois de tanto sucesso, as vendas de equipamentos relacionados ao esporte têm registrado recordes em lojas físicas e virtuais. Com tanta gente se arriscando no skate, cresceram também os traumas e torções. Afinal, não é um esporte fácil de se praticar.
O presidente da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), Dr. José Antônio Veiga Sanhudo, ressalta que incentivar os adolescentes a praticarem algum esporte é importante, já que traz diversos benefícios à saúde, mas algumas precauções devem ser tomadas para minimizar a ocorrência de lesões: “No skate, os tornozelos funcionam constantemente para impulsão e equilíbrio e acabam sofrendo traumas e torções com grande frequência. Os ligamentos são os mais afetados e é muito importante salientar que um tratamento negligenciado ou não adequado pode deixar sequelas graves”, salienta.
Além disso, é válido usar um calçado adequado e todos os equipamentos de segurança que você tiver. Vale também estar acompanhado por um profissional experiente até você criar confiança. Exercícios de fortalecimento e equilíbrio são extremamente benéficos. “O reforço muscular melhora a resistência e os exercícios de equilíbrio permitem a realização de manobras com maior segurança”, pontua Sanhudo. “Já as crianças devem sempre praticar o esporte sob a supervisão de um adulto”, acrescenta.
Em caso de lesão, o especialista ressalta a importância de procurar um especialista para o diagnóstico correto e indicação do melhor tratamento. Bora se divertir, mas com cautela, né?