Copa Brasil de Vela 2021 projeta mais de 150 atletas em Ilhabela

Começou hoje (13), A edição 2021 da Copa Brasil de Vela em Ilhabela, edição esta que traz mais de 150 velejadores participantes.

O tradicional evento da modalidade terá como sede a Escola de Vela Lars Grael e reunirá as principais classes olímpicas, pan-americanas e também competidores das categorias de base.

Teremos as mais diversas categorias durante as regatas no canal São Sebastião, como Windsurf, Bic Techno, Kite, RS:X, 49er, 29er, Snipe, Lightning, Nacra 17, 470, 420, Laser, Laser Rd e 4.7.

“Teremos a participação de muitos velejadores de várias idades na Copa Brasil de Vela, o que mostra a força da modalidade. Estamos saindo aos poucos dessa pandemia e vamos ver atletas do mais alto nível correndo esse campeonato, que já é tradicional no País” comenta Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

Assim se dá a nona edição da Copa Brasil de Vela, competição que foi criada na década passada para incentivar a modalidade e seus participantes para ganhar ritmo visando grandes eventos internacionais.

Atletas olímpicos junto a nova geração

Grandes nomes da modalidade já estão confirmados na Copa Brasil de Vela, como os representantes de Tóquio 2020 Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino (NACRA), Marco Grael (49er), Ana Barbachan (470), além dos campeões mundiais de Snipe Gustavo Abdulklech (Jr) e Juliana Duque (Feminino).

Um dos destaques do evento será o maranhense Bruno Lima. ”Estou bem preparado e espero ter um bom desempenho na Copa Brasil de Vela. Vou dar o melhor para conquistar o título deste ano”, disse o atleta.

Bruno Lima já está mega preparado para esse novo desafio

Pensando no planeta

Pela primeira vez em todas as edições, a Copa Brasil de Vela vai calcular e compensar as emissões de gases do efeito estufa geradas pelo consumo de combustível fóssil das embarcações de apoio às regatas.

A Confederação em parceria com a prefeitura de Ilhabela, com patrocínio da SABESP, planeja, em poucos passos, conseguir uma compensação ambiental que torne o evento mais sustentável.

Dessa forma, ao final do evento, todas as pessoas responsáveis por embarcações a motor informarão à equipe da CBVela a quantidade de litros de combustível consumida durante o período de regatas.

Assim, o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza vai calcular a quantidade de gases emitida pelos barcos.

Depois, um outro cálculo vai indicar a quantidade de mudas de árvores que deverão ser plantadas e mantidas por um período de dois anos para compensar a pegada de carbono da Copa Brasil de Vela 2021.

A compensação será feita no município de Ilhabela, em área de reflorestamento, com mudas de palmeira juçara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui