Hoje, dia 20 de novembro se é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra, em razão da luta de movimentos sociais que atuavam pela igualdade racial, pela importância da figura de Zumbi dos Palmares na resistência para a dignidade da comunidade e, ao mesmo tempo, uma referência e uma homenagem à cultura ancestral do povo de origem africana
Pensando nisso, separamos aqui alguns filmes que podem te ajudar a enriquecer sobre a temática além de debater sobre esse assunto tão importante. Bora lá?
Pantera Negra
Pantera Negra foi um marco na história da Marvel, trazendo o protagonismo negro para as telinhas do mundo todo. O longa está disponível na Disney+.
Na história, T’Challa, retorna ao reino de Wakanda após a morte do pai. O longa faz menções claras sobre a evolução tecnológica dos países africanos, além de trazer um ponto de vista crítico sobre a relação entre pessoas negras de origens distintas.
Infiltrado na Klan
Dirigido por Spike Lee, a obra trata de um policial negro do Colorado que, em 1978, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Aonde se comunicava por telefone e cartas com a seita. O longa está disponível na Netflix e Amazon Prime.
Quando precisava estar pessoalmente, enviava um policial branco no lugar. Assim, Ron Stallworth conseguiu se tornar líder do grupo, sabotando uma série de crimes de ódio cometidos pelos racistas.
A Procura da Felicidade
Um clássico que trouxe Will Smith ao estrelado. o filme conta a luta de Chris Gardner, um empresário com sérios problemas financeiros, que perde a esposa e passa a cuidar sozinho de seu filho, Christopher.
O drama mostra as dificuldades e desafios impostos a negros de origem humilde que buscam uma oportunidade para sustentar a família.Disponível na HBO Max.
12 anos de escravidão
Um dos filmes mais necessários de se estar na sua lista! 12 Anos de Escravidão mostra a vida de Solomon Northup, um negro liberto que vive com a família no norte dos EUA e trabalho como músico.
Só que ele acaba sendo vítima de um golpe que o faz ser levado para o sul do país e como escravizado, onde passa a sofrer cenas trágicas e difíceis de digerir. Disponível na Star+.
Moonlight
o filme ganhador de três Oscar em 2017, trata, entre diversas questões, sobre a busca identitária e de autoconhecimento por parte de um homem negro que sofre com bullying desde pequeno.
Qual dessas obras você já assistiu? Conta pra gente!