Uma coisa bonita de se ver! O ator Rafael Cardoso vestiu a camisa da Campanha Coração na Batida Certa para alertar sobre a importância dos cuidados com o coração e o acompanhamento médico.
O ator passou por uma cirurgia em junho deste ano para implantar um desfibrilador cardíaco (CDI) devido a uma miocardiopatia congênita.
Rafael explicou que abraçou a causa da campanha pois, além de ter perdido pessoas por morte súbita, ficou com medo de deixar os seus filhos.
A miocardiopatia congênita é uma doença que provoca uma alteração na estrutura do coração e impede o coração, parcial ou totalmente, de funcionar corretamente.
“E eu, quando soube que poderia sofrer morte súbita, pensei nos meus filhos que poderiam ficar órfãos.“
Além disso, Rafael conta como é importante que mais pessoas se conscientizem sobre esse assunto que ataca milhares de pessoas e muitas nem sabem sobre.
“Como que eu tendo isso e conseguindo me curar, vou conseguir ficar tranquilo sabendo que tem várias famílias que podem perder seus pais, os seus filhos, suas mães e avós”
Sobre a campanha
A campanha tem como objetivo orientar e conscientizar a população sobre os principais sinais e sintomas de uma arritmia cardíaca, doença que atinge milhares de pessoas em todo o mundo além de ser responsável pela morte súbita de muitos.
O assunto é tão delicado e merece atenção que em 2007 a SOBRAC criou o Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, comemorado anualmente em 12 de novembro.
“A missão é divulgar e alertar a população sobre os principais sinais e sintomas de uma arritmia cardíaca”, explica Carlos Kalil, coordenador da campanha.
Uma campanha mega importante mesmo! Se você quiser saber um pouco mais sobre ela visite o site: https://www.sobrac.org/campanha/
Você ainda pode ficar mais por dentro da campanha Coração na Batida Certa pelo instagram da SOBRAC, @sobrac.