Licorice Pizza da Universal Pictures, não é meu primeiro amor no cinema, mas posso dizer com certeza que meu amor pelo filme foi à primeira vista! Na verdade posso dizer que foi ao primeiro diálogo. Admito que não sabia muito sobre Licorice Pizza quando fui à cabine (sessão para a imprensa).
Sabia apenas que o filme tinha direção Paul Thomas Anderson (Trama Fantasma) que também assina o roteiro. Além disso sabia que o filme recebeu três indicações ao Oscar (Melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro original). Com certeza tudo isso contribuiu para que em poucos minutos eu já estivesse apaixonado pelo filme.
O filme traz a história de Gary (Cooper Hoffman) e Alana (Alana Haim). Gary tem 15 anos é um ator e empreendedor mirim, enquanto Alana, 10 anos mais velha, busca algo diferente para sua vida, mesmo que ela não saiba o que é esse “algo diferente”. A idade nesse ponto acaba se tornando algo irrelevante, uma vez que a maior diferença entre eles é o momento que vivem.
Gary é confiante e tem pouco tempo a perder. Alana é mais insegura e não vê o tempo como ele. Esse conflito entre personalidades faz com que o casal tenha diversas idas e vindas durante o longa. Assim o principal foco do filme é nas relações e no desenvlvimento dos protogonistas, tornando a história apenas um pano de fundo enquanto os relacionamentos são construídos.
Atuações:
Cooper Hoffman e Alana Haim dão o tom certo para os personagens. Hoffman consegue dar o tom perfeito para a confiança de Gary, tornando o personagem carismático que não é arrogante. Junto com sua parte empreendedora isso traz ao personagem um traço de malandragem e esperteza.
Enquanto Alana consegue explorar sua personagem e seus questionamentos em um nível em que quase percebemos sua vida se misturando com a da personagem. O que ajuda nesse ponto é a participação da familía da atriz no filme. Eles interpretam também a familía da personagem.
Fotografia e Cenário:
Outro ponto a ser elogiado no filme é a fotografia. O cenário é um bairro próximo a Hollywood nos anos 70, sem dúvidas, os personagens de Bradley Cooper, Sean Penn e Tom Waits. O último representa Rex Blau, um diretor de cinema. Bradley e Sean representam dois atores. O filme é muito colorido e traz um leve efeito de granulação na imagem para dar a sensação de ser uma filmagem mais antiga.
Sem dúvidas já é um dos meus filmes favoritos e agora fico aqui na torcida para que Licorice Pizza e Paul Thomas Anderson consigam pelo menos um Oscar.