Alemão 2 | Review: uma guerra sem fim!

O novo filme de José Eduardo Belmonte é uma continuação de Alemão, também dirgido pelo mesmo. A sequência do filme conserta muitos erros do primeiro. Na coletiva de imprensa o diretor falou sobre as diferenças.

” O primeiro filme não tinha a responsabilidade que o novo tem, estamos lançando a continuação 8 anos depois é um novo momento. Nesse filme abordamos também a questão racial e como uma polícia mal preparada ajuda a aumentar esse grave problema social”.

Alemão 2, traz a história de uma operação policial para prender um traficante conhecido como Soldado (Digão Ribeiro). A operação que ocorria em segredo é revelada por alguem de dentro da própria polícia. O grupo encarregado da missão conta com os policiais Machado (Vladimir Brichta), Freitas (Leandra Leal) e Ciro (Gabriel Leone).

Cada policial tem seu modo de enxergar o mundo e a própria operação, Machado é um policial mais pragmático, como define o próprio Vladimir Brichta.

“Eu acho que o Machado é um policial bem pragmático, aquele que está a margem de ser um cara com uma visão social e mesmo assim repete vícios ruins de conduta. No filme podemos ver várias cenas que mostram isso”.

Já Freitas seria uma policial daquelas que está mais perto do ideal, porém muitas vezes durante o filme ela é obrigada a confrontar seus próprios pensamentos e ideais. Já Ciro é a personificação do policial bruto, violento, podemos dizer até fascista.

Durante o filme também observamos a relação do Soldado com o Machado, eles começam a falar sobre a vida e assim começam a perceber que um não é tão diferente do outro. Ambos são também apenas uma forma do Estado e de políticos se manterem no poder.

Outra visão que o longa traz é das pessoas que vivem em meio a essa guerra. Os personagens que melhor representam isso são Mariana (Mariana Nunes) e a Tia (Zezé Motta). Moradoras do morro do alemão, elas e todos outros que moram lá são as maiores vitímas dessa guerra, vitímas da violência dos bandidos, da violência da polícia e da violência de estar esquecido pelo poder público.

O filme estreia hoje, quinta-feira, 31/03/2022 e está disponível nos cinemas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui