Augusto Ruiiz, critica a gordofobia dentro da medicina.

Augusto Ruiiz, estudante de medicina e influenciador, agora fala sobre o julgamento prévio à respeito do corpo e da saúde alheia em suas redes sociais.

Ele cita a recente onda de críticas que vivenciamos sobre a gordofobia, assunto que foi abordado pelo Thiago Abravanel, na sua recente passagem pele BBB.

”Atualmente uma pessoa acima do peso considerado padrão recebe críticas, olhares e é estigmatizada como doente, apenas por estar fora de um padrão socialmente imposto.

Por isso, devemos compreender o conceito de saúde segundo a OMS, a qual preconiza que a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.

Entretanto, o debate é muito mais profundo e complexo pois a obesidade enquanto doença se confirma através da instalação de síndrome metabólica, a qual se caracteriza por uma inflamação sistêmica leve e que pode se manifestar por resistência insulínica, dislipidemias, hipertensão e outros achados que precisam de uma avaliação clínica, laboratorial e radiológica,  não bastando apenas de um olhar superficial.” explicou Ruiz .

Ruiiz finaliza salientando a importância da ampliação do debate sobre a obesidade em lugares como o BBB, dando espaço para pessoas tidas como “gordas” colocarem suas experiências em pautas, convidando a todos a fazer a seguinte reflexão: 

“Quando vemos uma pessoa magra ficamos nos perguntando se ela está em carência de algum nutriente? Então, por que a sociedade continua obcecada por classificar uma pessoa como doente apenas pela sua aparência e não por todo um contexto metabólico?”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui