O Campeonato Brasileiro de Regata Finn irá acontecer em São Paulo, entre os dias 21 a 24 de abril no YCSA (Yatch Club de Santo Amaro). Essa edição promete ser histórica devido ao número de participantes. Esse ano a competição já conta com 25 velejadores confirmados, número superior a média dos últimos anos que é de 12 atletas.
A competição terá a participação de grandes nomes do esporte como, Ricardo Santos, Robert Rittscher, Pedro Lodovici, Pedro Trouche entre outros. O último campeonato nacional da classe ocorreu em 2021 no ICRJ (Iate Clube do Rio de Janeiro) e teve vitória de Jorge Zarif. Ele que foi o representante brasileiro da categoria nas últimas três Olimpíadas. Sem Zarif a tendencia é que a disputa fique mais próxima.

Outro nome de destaque que promete dar trabalho na disputa é Pedro Lodovici, campeão paulista da categoria. Apesar disso ele não se vê como favorito na competição da semana que vem. ”A classe atualmente é formada majoritariamente por velejadores masters, acima de 40 anos, e com diversos deles bastantes ativos, treinando e velejando constantemente”.
”Ao que tudo indica, o Campeonato vai ser muito legal com a participação de velejadores do Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Ilhabela. Esperamos ter por volta de 30 barcos na raia, o que seria um recorde de participação na história da classe para uma competição nacional. Tomara que os ventos ajudem!”, contou Pedro Lodovici.
Programação
Os atletas terão no dia 20 de abril, véspera da estreia, a pesagem obrigatória e uma regata treino. Serão premiados após o término do evento na capital paulista os primeiros colocados no geral, master, grand master, grand grand master, legend, jumbo (acima de 110kg) e pena (abaixo de 90 kg).
O Brasileiro de Finn 2022 tem o patrocínio de Bratax Advogados, Mitsubishi Motors, Molin e Vitae Urbanismo. Apoio e organização do YCSA – Yacht Club de Santo Amaro, Confederação Brasileira de Vela – CBVela, Federação de Vela do Estado de São Paulo – FEVESP, Associação Brasileira da Classe Finn e Flotilha São Paulo.