O Prêmio Multishow 2022 ou PM2022, é a 29ª edição da premiação que se confirma como a maior premiação de música do país. Rolou nessa última terça feira no Rio e revelou os vencedores das 13 categorias. O fato que me chamou a atenção como finalmente olharam para quem sustenta a indústria musical e o próprio canal. Os fãs.
O trio formado por Marcos Mion, Linn da Quebrada e Gloria Groove estiveram no comando da premiação.
Os fãs subiram ao palco diversas vezes pra receber prêmios no lugar dos artistas, teve fã que saiu da fila de show, pra ir apresentar no palco um prêmio (Calma! O Multishow pois alguém no lugar na fila) e pra receber prêmio especial da noite também.
Vencedores:
O primeiro prêmio da noite foi para Ana Castela, que levou o troféu de Revelação do Ano que subiu ao palco tão emocionada que me fez já gostar dela, por ver a luta que ela deve ter travado pra ser reconhecida. Os artistas Bala Desejo, Jovem Dionísio, Mari Fernandes, Nattanzinho, Rachel Reis, Tasha & Tracie e Urias disputaram a categoria.
Na sequência, o público conheceu o vencedor da Dupla do Ano. Maiara & Maraísa foram as escolhidas da noite para levar pra casa o título. Anavitória, Diego & Victor Hugo, Henrique & Juliano, Jorge & Mateus, Matheus & Kauan e Tasha & Tracie e YOÙN estavam na disputa. Ao meu ver não que seria merecida, mas foi pós morte da melhor amiga dela a Marília Mendonça e ai vimos não só o talento, os seres humanos maravilhosos, mas como os fãs de Marília as abraçaram e estão dando todo o suporte.
A terceira categoria a ser revelada foi Grupo do Ano, e Lagum levou a melhor na disputa com Jovem Dionísio, Afrocidade, Bala Desejo, Black Pantera, Gilsons, Grupo Menos é Mais e Raça Negra. Aqui pra mim Raça Negra deveria ter levado, mas o público deles já de outras gerações não é tão engajado na internet.
Depois vieram, os vencedores das categorias técnicas, decidido pela Academia Prêmio Multishow avaliaram e decidiram os artistas que levaram os troféus de Instrumentista do Ano, Produtor Musical do Ano e Capa do Ano. Pretinho da Serrinha foi o escolhido para levar o prêmio de Instrumentista do Ano, enquanto Papatinho e Fé – IZA, foram os vencedores nas categorias Produtor Musical do Ano e Capa do Ano, respectivamente.
O Junior Lima (Sandy & Jr) após mega tietado pela Linn, e aclamado pela tour com a irmã em 2019 ter sido uma das mais mais bem sucedidas do mundo, subiu ao palco da premiação para revelar o grande vencedor da categoria Show do Ano. Alexandre Pires e Seu Jorge foram os escolhidos para carregar o título, que teve Caetano Veloso, Djonga, Emicida, Jão, Ludmilla, Marisa Monte e Thiaguinho na disputa. Sem dúvida uma incrível escolha e uma massagem de felicidade pro Seu Jorge que sofreu ataques racistas recentemente no seu próprio show.
Ver essa foto no Instagram
A categoria Voz do Ano, encerra a era das categorias Cantor e Cantora do Ano, ela passa a integrar a cerimônia para celebrar os artistas sem distinção de gênero. Gloria Groove e Mion anunciaram Gloria Groove como vencedora da noite, em disputa com Anitta, IZA, Jão, Liniker, Ludmilla, Luísa Sonza e Marisa Monte. PRa mim mais do que merecido, pois a Gloria canta muitoooo em tantos ritmos e uniu nos roles todos em volta da canção “Vermelho”.
O grande sucesso “Maldivas” de Ludmilla foi coroado como Hit do Ano. A música foi a mais votada pelo público, que também tinha na disputa “Acorda Pedrinho” de Jovem Dionísio, “Dançarina” de Pedro Sampaio e MC Pedrinho, “Desenrola Bate Joga de Ladin”, de L7nnon, Os Hawaianos e part. DJ Biel do Furduncinho, além de “Envolver” de Anitta, “Idiota” de Jão. “Malvadão 3” de Xamã, Gustah e Neo Beats e “Vermelho” de Gloria Groove.
As categorias finais foram anunciadas. LUME de Filipe Ret foi o escolhido para levar o troféu de Álbum do Ano, disputando com Lady Leste – Gloria Groove, Numanice #2 – Ludmilla, Pirata – Jão, Pra Gente Acordar – Gilsons, QVVJFA? – Baco Exu do Blues, Sobre Viver – Criolo e Versions of Me – Anitta. “Envolver” de Anitta foi revelada como Música do Ano na disputa com “Acorda Pedrinho” – Jovem Dionísio, “Desenrola Bate Joga de Ladin” part. DJ Biel do Furduncinho – L7nnon, Os Hawaianos e DJ Bel da CDD, “Envolver” – Anitta, “Fé” – IZA. “Maldivas” – Ludmilla, “Malvadão 3” – Xamã, Gustah e Neo Beats, “Vampiro” – Matuê, WIU e Teto e “Vermelho” – Gloria Groove.
Já a categoria Clipe TVZ do Ano teve a votação realizada na mesma noite da premiação. No Twitter, os internautas escolheram “Boys Don’t Cry” de Anita como a grande vencedora da noite, que fez uma dobradinha, disputando também “Envolver”.Gloria Groove entrou na disputa comm “A Queda” e “Vermelho”, Jovem Dionísio concorreu com “Acorda Pedrinho”, enquanto Iza disputava com “Fé”, Luiza Sonza com “Cachorrinhas” e Jão com “Idiota”. Na minha queria opinião não chega nem perto de “A Queda”, mas fazer o que né.
E é claro que os fãs também seriam homenageados na grande noite. Os Anitters, fã-clube de Anitta, foi o grande vencedor da noite, na categoria inédita criada para homenagear os grandes protagonistas da premiação.
Musicais:
Amei os shows! Ludmilla foi a primeira artista a subir ao palco em uma performance de tirar o fôlego. A Rainha da Favela desembarcou de um avião e deixou convidados e espectadores nas nuvens com sua apresentação, que teve Maldivas e Modo Avião no set. No embalo do sertanejo, Diego & Victor (confesso que não os conhecia) levaram o ritmo ao palco do prêmio. A dupla agitou o público em uma performance com muita sofrência, do jeitinho que o brasileiro gosta!
E falando em virais, é claro que L7nnon com participação de Bianca e Biel do Furduncinho marcaram presença na premiação. Com o hit que tá na boca do povo, o trio subiu ao palco ao som de “Ai Preto” e não deixou ninguém parado! A performance de L7nnon contou ainda com os clássicos “Freio da Blazer” e “Gratidão”. Deram o nome viu! Achei foda!
O Prêmio Multishow promoveu ainda um encontro inesquecível entre a Rainha do Carimbó e uma das maiores revelações da música brasileira dos últimos tempos. Dona Onete e Liniker cantaram Banzeiro, música de autoria da artista paraense e que ficou marcada como um dos melhores momentos da premiação.
A menina de vermelho, que assumiu função dupla na noite, também performou no palco da maior premiação de música brasileira. Gloria Groove incendiou a noite em sua performance, que contou com um medley de Lady Leste, álbum que lhe rendeu 7 indicações nas categorias. Sem dúvida uma das apresentações mais aclamadas tanto por público e os convidados presentes.
Outro encontro memorável foi o de Planet Hemp e Criolo. Após um hiato de 22 anos, a banda carioca recebeu Criolo para a performance de “Distopia”, música recém lançada e que já anuncia o futuro álbum entre os dois. A braba também entrou na onda e desta vez, retornou ao palco da premiação em uma performance que foge do habitual que costuma entregar. Em um cenário repaginado, Luísa Sonza fez um medley em uma pegada mais romântica e surpreendeu o público presente.
O dono da voz mais icônica do pagode também celebrou sua carreira na premiação. Clássicos como Falta Você, Deixa Tudo Como Tá, Travessia, Um Dia De Domingo, Palco, Final Feliz e Sou O Cara Pra Você integraram o medley de Thiaguinho, que comemorou a trajetória de 20 anos em cima dos palcos. Sem poucos minutos mostrou o porque do sucesso, amei que depois ele cantou uma música para um casal que se casou tendo a mesma música pra entrar no casório. A esposa me comoveu.
A eterna Elza Soares foi homenageada à altura. Linn da Quebrada e Larissa Luz emocionaram ao celebrar uma das maiores artistas de todos os tempos. Fãs da artista, as duas se uniram no palco da cerimônia para relembrar Elza Soares, que faleceu em janeiro deste ano. JUSTA HOMENAGEM!
Jão (necessário) e IZA (rainha né )encerram a noite com duas performances igualmente eletrizantes. Enquanto a carioca agitou ao som de Mole, Mó Paz e Droga, o paulista cantou dois de seus maiores sucessos: Meninos e Meninas (tão necessária pra geração Z que fica perdida em seus sentimentos e repressão da sociedade e família) e Idiota, encerrando a noite em grande estilo.
Categorias e vencedores:
Música do Ano:
Acorda Pedrinho – Jovem Dionísio
Desenrola Bate Joga de Ladin (Part. DJ Biel do Furduncinho) – L7nnon, Os Hawaianos e DJ Bel da CDD
Envolver – Anitta
Fé – IZA
Maldivas – Ludmilla
Malvadão 3 – Xamã, Gustah e Neo Beats
Vampiro – Matuê, WIU e Teto
Vermelho – Gloria Groove
Grupo do Ano:
Jovem Dionísio
Afrocidade
Bala Desejo
Black Pantera
Gilsons
Grupo Menos é Mais
Lagum
Raça Negra
Dupla do Ano:
Anavitória
Diego & Victor Hugo
Henrique & Juliano
Jorge & Mateus
Maiara & Maraisa
Matheus & Kauan
Tasha & Tracie
YOÙN
Álbum do Ano:
Lady Leste – Gloria Groove
LUME – Filipe Ret
Numanice #2 – Ludmilla
Pirata – Jão
Pra Gente Acordar – Gilsons
QVVJFA? – Baco Exu do Blues
Sobre Viver – Criolo
Versions of Me – Anitta
Revelação do Ano:
Ana Castela
Bala Desejo
Jovem Dionísio
Mari Fernandes
Nattanzinho
Rachel Reis
Tasha & Tracie
Urias
Artista do Ano:
Anitta
Gloria Groove
Gusttavo Lima
Jão
João Gomes
L7nnon
Ludmilla
Luísa Sonza
Voz do Ano:
Anitta
Gloria Groove
IZA
Jão
Liniker
Ludmilla
Luísa Sonza
Marisa Monte
Show do Ano:
Alexandre Pires e Seu Jorge
Caetano Veloso
Djonga
Emicida
Jão
Ludmilla
Marisa Monte
Thiaguinho
Hit do Ano:
Acorda Pedrinho – Jovem Dionísio
Dançarina – Pedro Sampaio e MC Pedrinho
Desenrola Bate Joga de Ladin (Part. DJ Biel do Furduncinho) – L7nnon, Os Hawaianos e DJ
Envolver – Anitta
Idiota – Jão
Maldivas – Ludmilla
Malvadão 3 – Xamã, Gustah e Neo Beats
Vermelho – Gloria Groove
Clipe TVZ do Ano:
A Queda – Gloria Groove
Acorda Pedrinho – Jovem Dionísio
Boys Don’t Cry – Anitta
Cachorrinhas – Luísa Sonza
Envolver – Anitta
Fé – IZA
Idiota – Jão
Vermelho — Gloria Groove
CATEGORIAS TÉCNICAS
Instrumentista do ano:
Amaro Freitas
Castilhol
Hamilton de Holanda
Jonathan Ferr
Kiko Dinucci
Mateus Asato
Pretinho da Serrinha
Silvanny Sivuca
Capa do Ano:
Fé – Iza
Fúria – Urias
Lady Leste – Gloria Groove
LUME – Filipe Ret
Portas – Marisa Monte
QVVJFA? – Baco Exu do Blues
Urucum – Karol Conka
Versions of Me – Anitta
Produtor Musical do Ano:
Eduardo Pepato
Pablo Bispo
Papatinho
Prateado
Pupillo
Rafinha RSQ
Ruxell no Beat
Vhoor