Softys nos levou a reserva indígena para conhecer a ação de saneamento básico e água potável. Assista!

Adolescente da tribo Tekoa Itakupe, nos relatou um pouco da diferença de um teen indigina e dos da cidade. Créditos: Vinicius Lopes - DeuClick Comunicação, usando o S23 Ultra da Samsung.

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, fomos a convite da dona Softys dona das marcas Elite, Babysec, Kitchen, Cotton, LadySoft, entre outras na Reserva Indígena Tekoa Itakupe, em São Paulo (sim em Sampa, dá pra acreditar?). Durente o role pelas terras rolou um balanço do seu programa de saneamento básico, higiene e cuidado pessoal realizado em comunidades de diferentes estados brasileiros e também em aldeias no Pico do Jaraguá.

jovens de divesas idades da reserva Tekoa Itakupe na zona oeste de São Paulo.Créditos: Vinicius Lopes – DeuClick Comunicação, usando o S23 Ultra da Samsung.

Realizada em parceria com a TETO Brasil, esta iniciativa reforça a preocupação humanitária da empresa e da um mais que um help para mais de 100 pessoas das 40 famílias da etnia Guarani Mbya que moram nesta área demarcada

Pajé Pedro da Tekoa Itakupe. Créditos: Vinicius Lopes – DeuClick Comunicação, usando o S23 Ultra da Samsung.

A gente foi dar um role e sabe um pouco mais como isso funcionava e conversamos com uma jovem e com o senhor Pedro (pajé) para além das questões do saneamento, damos vamos para responder algumas critícias, diferenças no modo de viver dos jovens e etc. Confesso que foi o momento mais complicado de anos em minha carreira, não só pela língua, mas tentar entrar no mundo deles, sem julgamento e sem trazer o que achamos de certo ou errado na nossa cultura para eles foi bem complicado e claro e não dizer nada ou insistir nas perguntas ou situações para nãos ofender essas pessoas.

Solta o play!

 

biodigestores alimentado pelo banheiro quimico e outros rejeitos para a produção do gás para a casa do indígina. Créditos: Vinicius Lopes – DeuClick Comunicação, usando o S23 Ultra da Samsung.

A equipe da TETO apresentou os banheiros construídos em conjunto com a comunidade no final do ano passado. As soluções contam com a tecnologia de biodigestores instalada no local pela empresa HomeBiogas e realiza o tratamento do esgoto sanitário, dos resíduos orgânicos e, até mesmo, de esterco animal para transformar em energia limpa e renovável na comunidade indígena, capaz de produzir de gás diariamente para as cozinhas comunitárias. Cada equipamento, por exemplo, gera o equivalente a 1 botijão de gás de 13Kg por mês. Já os resíduos líquidos dos sistemas biodigestores autônomos por sua vez são redirecionados para um meio filtrante onde são plantadas mudas de árvores frutíferas, produzindo alimento para os seres humanos e gerando um sistema sustentável de economia circular. 

“A falta de saneamento básico e acesso à água potável na América Latina é alarmante, mas quando vemos o recorte brasileiro, a realidade é ainda mais desafiadora. De acordo com dados de 2021 do Instituto Trata Brasil, hoje 35 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à água potável e cerca de 100 milhões não têm serviço de coleta de esgoto. Queremos contribuir para a transformação dessa realidade, em linha com o nosso propósito da nossa marca que é promover o cuidado e a higiene pessoal em todas as fases da vida das pessoas. Sem água não é possível ter higiene”, explica Luis Delfim, CEO da Softys Brasil. 

Todas as ações de implementação das soluções em comunidades vulneráveis contam com o apoio do voluntariado da TETO, da própria comunidade e também de colaboradores da Softys. “A TETO acompanha a reserva Tekoa Itakupe desde 2016, já construímos diversas moradias com a comunidade e vamos instalar uma equipe fixa este ano. Mas, sabemos que para superar de verdade a situação de pobreza é preciso trabalhar em rede e por isso celebramos parcerias como essa feita com a Softys, que nos permitem ampliar o nosso impacto e, mais importante, faz com que as famílias que vivem aqui tenham o básico, um banheiro, e, além disso, participem de um processo de construção que traz a perspectiva de que é possível agir e transformar suas realidades”, afirma Camila Jordan, diretora executiva da TETO Brasil.

“Desde o início do Softys Contigo também temos percebido um grande engajamento do nosso time em levar cuidado e higiene para as comunidades através do projeto. Em todas as edições temos alcançado o número de voluntários internos necessário para cada implementação, isso quando não acontece de ter mais pessoas interessadas que o necessário, o que vejo como um bom problema”, explica Quézia Matos, Gestora de Sustentabilidade da Softys. 

Com investimentos de US $6 milhões focados no pilar de “Água e Saneamento”, até 2026 o programa Softys Contigo ainda visa implementar soluções em diferentes cidades da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Uruguai. Para 2023, também estão previstas cerca de 300 soluções, destas 35 serão destinadas exclusivamente às famílias brasileiras. Somente no Brasil, mais de mil pessoas já foram beneficiadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Goiás, Pernambuco, Minas Gerais e no Distrito Federal. Já foram instaladas mais de 58 soluções de saneamento, entre sistemas de captação da água da chuva, banheiros e lavatórios em comunidades em situação de vulnerabilidade.

www.softyscontigo.com

Agradecimento: Softys Brasil

 

Edição e ass. de produção e foto: Vinicius Lopes

Apoios:

Samsung, que nos cedeu o S23 Ultra, Z flip 4 para as fotos e imagens dessa matéria.

Ótica Jabaquara que me cedeu óculos de grau e escuros para o meu uso diário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui