
A 51ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval começou nesse sábado, organizada pelo Yacht Club de Ilhabela. Este evento tradicional do esporte náutico está de volta, reunindo um número impressionante de 100 veleiros de diversos estados brasileiros, como Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, além de competidores internacionais da Argentina e do Uruguai.
Entre os competidores, estão ídolos do esporte brasileiro como Robert Scheidt e Lars Grael, que participam das regatas de 2024 em barcos das classes ORC, BRA-RGS, Clássicos, RGS Cruiser e C-30. Serão mais de 20 regatas programadas em raias tradicionais como o Canal de São Sebastião, Ponta das Canas, Alcatrazes, Farol dos Moleques e Ponta das Selas. ⛵
As disputas começam com as provas de percurso longo, como Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, de 55 milhas náuticas, e a Toque-Toque, de 23 milhas náuticas. “Não é só a parte de água, tem muitas atividades dentro e fora do clube. É diferente da Europa, lá eles terminam e vão para casa. Aqui temos grandes eventos, uma extensa programação”, disse Robert Scheidt, medalhista olímpico e embaixador da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval. ✨
Estamos cobrindo direto de Ilhabela pelo quinto ano esse evento náutico phyníssimo, e o que mais nos chamou a atenção foi o desfile dos barcos e suas apresentações, incluindo até um tiro de canhão da marinha brasileira. Um dos destaques foi o barco Phytoervas, que trouxe a bordo o nadador olímpico Matheus Gonche. Ele saltou e nadou do mar até a faixa de areia no meio dos barcos com grande habilidade. Falou com nossa equipe antes e depois do “tchibum” no mar. Também conversamos sobre essas ações e a preparação com o comandante Marcelo Bellotti.
Solta o play:

Outro ponto que adoramos foi a Regata Vela do Amanhã, que aposta no futuro do esporte! Em seu terceiro ano, a disputa reuniu 160 crianças de 15 escolas públicas de vela de São Paulo e do Rio de Janeiro. Além de assistirem a palestras educativas, elas viveram uma experiência única: uma regata a bordo de grandes veleiros, ao lado de tripulações profissionais.

Fiquem ligados para mais atualizações e usem a hashtag #SemanaVelaIlhabela para não perder nenhum detalhe! ⛵
Apoios:
Samsung, que nos cedeu o Galaxy S24 Ultra para as fotos e imagens dessa matéria.
Atelie Optico Jabaquara me cedeu óculos de grau e escuros para o meu uso diário