A 12ª edição da Copa Brasil de Vela, realizada de 14 a 19 de outubro em Ilhabela (SP), destaca a importância da cidade no cenário esportivo brasileiro, especialmente no iatismo. Conhecida como a “Capital Nacional da Vela”, Ilhabela se beneficia economicamente com o aumento no fluxo de turistas e atletas, impulsionando hotéis, restaurantes e comércios locais durante o evento.
A competição é válida pela última etapa de 2024 do Campeonato Brasileiro Interclubes, evento do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Ao todo, serão sete classes na disputa: Snipe, ILCA 6, ILCA 7 masculino, ILCA 4, Kitefoil, Dingue e Finn.
O campeonato também fortalece a conexão da comunidade com o esporte, incentivando projetos sociais e aproximando os jovens do mundo da vela.
“Para a cidade, a visibilidade gerada pela competição atrai turistas e reforça sua reputação como destino de ecoturismo e esportes náuticos, além de consolidar sua posição para sediar futuros eventos de grande porte. A Copa Brasil de Vela, assim, não só movimenta a economia, mas reforça a identidade náutica de Ilhabela, celebrando sua cultura marítima e estimulando o desenvolvimento local por meio do esporte” afirmou Samuel Solano, Instrutor Desportivo Náutico da Escola de Vela Lars Grael, que sedia o evento.
“Todos os anos a gente cresce a expectativa do município em relação à competição, assim como as cidades vizinhas, que também participam com atletas e se beneficiam com o evento. Além de fomentar todo o esporte náutico e todo o comércio que envolve o mar e o barco à vela ou o barco a motor, a competição faz com que a cidade pulse mais forte porque muitos turistas vêm para poder aproveitar as regatas, assistir as corridas. Então há uma grande expectativa para a Copa Brasil porque ela acaba fomentando todo um rol de atividades em Ilhabela e na região”, disse Felipe Nascimento, Secretário de Esportes de Ilhabela.
Além do papel social, econômico e turístico, a Copa Brasil de Vela permite o fomento da modalidade na ilha. Com a participação de velejadores renomados no cenário nacional, jovens promessas da vela têm a possibilidade de trocar conhecimentos e experiências com atletas consolidados.
“O campeonato conta com a participação de jovens velejadores, que podem estar convivendo em um cenário competitivo com atletas mais experientes, mais renomados, que estão no cenário nacional e internacional. Isso proporciona uma vivência do que é o alto rendimento. Então, a Copa Brasil impacta diretamente no desenvolvimento tanto dos atletas profissionais quanto dos atletas amadores que estão iniciando suas carreiras na modalidade” concluiu o Secretário Felipe Nascimento.
A Copa Brasil de Vela conta com a organização da Confederação Brasileira de Vela, da Prefeitura de Ilhabela (SP), da Escola de Vela Lars Grael e da Federação de Vela do Estado de São Paulo. O evento tem apoio de Avène, QS Tributos e OceanPact, patrocinadores oficiais da CBVela.
Fonte: Flávio Perez e CBVela