YCI sedia segunda etapa da Copa Mitsubishi

2022 Semana Internacional de Vela de Ilhabela, YCI / © Matias Capizzano

As raias de Ilhabela serão palco de disputas acirradas entre as principais equipes de vela brasileiras, na segunda etapa da Copa Mitsubishi, nos dias 24, 25 e 31 de maio e 1º de junho. Chancelada pela Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO, a competição será um “esquenta” para a 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, marcada para julho.

Um dos principais circuitos de vela oceânica do calendário brasileiro, com quatro etapas ao longo do ano, a Copa Mitsubishi é aberta para equipes das classes ORC, Bra-RGS, RGS-Cruiser, Clássicos, C30 e HPE25.

A primeira etapa, em março, contou com um número recorde de 44 veleiros.

“A tendência é que tenhamos regatas muito acirradas e de altíssimo nível. Como a segunda etapa antecede a Semana Internacional de Vela, que é a competição mais importante do ano para a maioria dos velejadores, vamos ver as equipes virem com força total em busca de ritmo e performance”, destaca Bayard Neto, Comodoro da ABVO.

Após a primeira etapa, o Rudá de Mário Martinez está na liderança da ORC Geral e ORC Cruiser. O Argos de Mauro Dottori é o primeiro na ORC Performance. Sossegado (Marco Hidalgo), My Boy (Lars Muller) e Sextante (Thomas Shaw) lideram na RGS-A, RGS-B e RGS-c, respectivamente.

O Morgazek de Michele D’Ippolito é o primeiro entre os Clássicos. O Relaxa/Building de Tomas Mangabeira está na frente na C30, enquanto o Ginga de Breno Chvaicer mantém o favoritismo e é líder na HPE25.

Sobre a ABVO

Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.

A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.

Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.

Foto: Aline Bassi | Balaio

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui