Dia Nacional do Estagiário: Jovens conquistam mais oportunidades no mercado de trabalho

Isabelly Carolinny de Alves Santos cursa administração de empresas e faz estágio na Yutá Arquivo pessoal

Neste próximo 18 de agosto, Dia Nacional do Estagiário, os jovens brasileiros de 14 a 24 anos têm motivos de sobra para comemorar . A empregabilidade nessa faixa etária voltou a crescer e, pasmem, superou os níveis registrados antes da pandemia! Esse resultado vem graças ao aumento da oferta de estágios e vagas para menores aprendizes, que seguem sendo a porta de entrada principal para o mercado de trabalho dos jovens.

Segundo levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o crescimento é impressionante: em 2023, eram 642 mil estudantes do ensino superior ou secundaristas cadastrados em vagas de estágio. Já no primeiro bimestre de 2025, esse número subiu para 990 mil, um aumento de 54%! Além disso, o total de menores aprendizes com contratos ativos também vem crescendo firme. Em fevereiro de 2025, o Brasil registrou 633.720 vínculos de aprendizagem, um aumento de 33,52% em cinco anos — em fevereiro de 2020, eram 474.630.

Esse crescimento no número de vagas também ajuda a enfrentar outro desafio da juventude brasileira: a redução dos chamados “nem-nem” (jovens que nem estudam, nem trabalham). Segundo o MTE, o número de jovens nessa situação caiu para o menor nível desde 2012. No último trimestre daquele ano, havia 2,1 milhões de meninos e 4,2 milhões de meninas nessa condição; já no mesmo período de 2024, os números caíram para 1,9 milhão e 3,3 milhões, respectivamente.

Ainda de acordo com os dados do MTE, no último trimestre de 2024, o Brasil registrou 14,5 milhões de jovens ocupados, superando os 14,2 milhões do mesmo período de 2019, pré-pandemia. A taxa de desemprego entre brasileiros de 14 a 24 anos caiu de 25,2% para 14,3% nos últimos cinco anos.

Primeira experiência: aprendendo na prática ‍‍

Cursando o quinto período de Arquitetura, Ana Carolina Borges Vaz, de 20 anos, vê no estágio da Sim Incorporadora, empresa do setor de construção em Goiânia, uma oportunidade única de aprendizado e crescimento profissional.

Ana Carolina Borges Vaz é estagiária de arquitetura na Sim Incorporadora
Arquivo pessoal

“Na sala de aula a gente aprende muito, claro, mas no estágio é que conseguimos colocar tudo em prática, sentir a rotina e entender a realidade da nossa profissão”, explica Ana, que já está há quase um ano na empresa.

Para ela, o estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Entre suas atividades, Ana acompanha obras de apartamentos recém-entregues, execução de projetos de decorados e orienta corretores de imóveis. Ela destaca que a rotina permite uma troca constante de conhecimento: o que aprende na faculdade ajuda no estágio, e o que vivencia na empresa contribui para melhor desempenho nas aulas e provas. Além disso, Ana reforça a importância do networking, estabelecendo contato com arquitetos, engenheiros e corretores.

No setor administrativo e financeiro da Yutá Incorporadora, em Goiânia, a estagiária Isabelly Carolinny de Alves Santos, de 20 anos e cursando o quarto período de Administração de Empresas, também sente os benefícios do estágio após 11 meses de experiência.

“É completamente diferente da faculdade. Na empresa lidamos com situações reais e problemas reais, o que dá uma noção real do mercado de trabalho e prepara para o futuro”, comenta Isabelly.

Ela lembra que, mesmo já tendo alguma experiência profissional numa pequena empresa familiar, um estágio amplia não apenas o conhecimento, mas também as oportunidades de crescimento. “Além do aprendizado, o estágio conta no currículo para futuras seleções e permite estabelecer contatos importantes na área onde queremos atuar”, completa.

Conhecimento compartilhado: jovens que fazem a diferença

O psicólogo e gerente de Recursos Humanos da Yutá, Jadson Medeiros, ressalta que os estagiários trazem energia, disposição e inovação para o ambiente de trabalho, além de promover interação e troca de conhecimento entre todos os colaboradores.

“Os estagiários unem a prática do dia a dia com a inovação dos centros acadêmicos. Essa energia positiva influencia toda a equipe, enquanto a empresa garante a continuidade de profissionais qualificados, muitas vezes efetivando-os. No fim, eles se tornam verdadeiros embaixadores da marca”, conclui Jadson.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui