Grupo Petrópolis lança Plano Acelera Minas para crescer 15% no estado

Fábrica do Grupo Petrópolis localizada em Uberaba-MG Divulgação/Grupo Petrópolis

O Grupo Petrópolis — única grande empresa cervejeira com capital 100% nacional — está com o pé no acelerador em Minas Gerais! A companhia acaba de anunciar o Plano Acelera Minas, uma iniciativa que envolve as áreas de Distribuição, Marketing, Patrocínios, Comercial e Relacionamento, com a meta de crescer 15% no estado até o fim de 2025 em bares, restaurantes, supermercados e lojas de conveniência.

O cenário não poderia ser mais favorável: a maior e mais moderna fábrica do Grupo fica em Uberaba , Minas é o terceiro estado com mais cervejarias do país, Belo Horizonte é a capital nacional dos botecos (178 bares para cada 100 mil habitantes!) e o consumo de cerveja per capita é altíssimo: 70 litros/ano por adulto, superando São Paulo (61 litros) e ficando atrás apenas da região metropolitana do Rio de Janeiro (90 litros), segundo a Nielsen.

“Minas Gerais é um dos nossos territórios mais estratégicos, pelo perfil do consumidor e pelas inúmeras oportunidades de proporcionar experiências de marca”, explica Cristiane Rosa, Head de Marketing, Categorias e Consumer Insights do Grupo Petrópolis. “O Plano Acelera Minas nos permite trabalhar diferentes marcas do portfólio em um ecossistema que conversa diretamente com o consumidor de cerveja”.

A estratégia inclui reforço da presença da Petra em bares de BH, onde a marca já é líder no segmento “mainstream” e tem o menor índice de rejeição (só 1%, segundo a Kantar). “O mineiro gosta de cerveja em garrafa retornável e de compartilhar com os amigos no boteco”, diz Cristiano Câmara, Diretor Regional Comercial em Minas Gerais. E não é à toa: o segmento bares representa 40% do volume total de cerveja vendido no estado.

Eventos e patrocínios a todo vapor

O plano também prevê ampliar a participação das marcas do Grupo em grandes eventos. Só no segundo semestre serão 15 eventos, com destaque para:

  • Petra: presença confirmada em shows e festivais como a turnê de 20 anos de Jorge & Mateus, o Show do Século na Arena MRV (com Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano, Daniel e César Menotti & Fabiano), e o Festival Timbre em Uberlândia (Iza, Samuel Rosa, Lenine e Duda Beat), além de ações em Governador Valadares, Uberaba e Pouso Alegre.

  • Black Princess: cerveja oficial do festival Somos Rock em Pouso Alegre.

  • Itaipava: patrocina encontros como o de Thiaguinho e Belo em outubro e segue como patrocinadora oficial da turnê Tardezinha. O show no Mineirão, em junho, bateu recorde de público da turnê!

Botecar 2025

O tradicional festival de comida de boteco está de volta em setembro com patrocínio do Grupo. A harmonização oficial será com a Petra, que vai marcar presença com mídia externa, rádio e digital, impactando 1,3 milhão de pessoas durante o evento.

Uberaba no centro da produção

A fábrica inaugurada em 2020 é um gigante: 108 mil m² (15 campos de futebol!), seis linhas de produção e capacidade para 11,4 milhões de hectolitros por ano, 20% da produção total do Grupo. Produz para Minas e outros sete estados, com 14 centros de distribuição e mais de 2.100 empregos diretos. Em 2024, só de ICMS, foram R$ 302 milhões para o estado.

Resultados e metas

Mesmo com o mercado mineiro caindo 3% em 2024, o Grupo cresceu 8% em volume no estado — graças ao mix de eventos, ações nos pontos de venda, marketing segmentado e promoções. A Tardezinha, por exemplo, já gerou aumento de 27% nas vendas da Itaipava em edições anteriores e segue crescendo em 2025.

O plano também investe nas linhas de bebidas prontas Cabaré Ice e Fest Drinks, no energético TNT Energy e na bebida esportiva TNT Sport Drink. O TNT, que já patrocina Atlético e Cruzeiro, agora também é patrocinador oficial da NBA .

Objetivos até o fim do ano:

  • Crescer 15% na base de clientes em bares, restaurantes, supermercados e lojas de conveniência;

  • Dobrar as vendas de bebidas prontas;

  • Duplicar as vendas de isotônicos;

Aumentar o market share do TNT, que já cresceu 25% contra 5% do mercado em 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui