A Ford está em festa! A icônica Transit completa 60 anos de estrada, mantendo o título de van mais vendida do planeta, com mais de 13 milhões de unidades produzidas até hoje. Desde o seu lançamento na Europa, em 1965, o modelo conquistou o mercado graças à sua robustez, economia e versatilidade, oferecendo diferentes versões para atender negócios de todos os tamanhos.
Inovações que marcaram gerações
Ao longo de suas quatro gerações, a Transit sempre surpreendeu com novidades. Produzida inicialmente no Reino Unido, em 9 de agosto de 1965, rapidamente ganhou fábricas em países como Bélgica, Turquia, Holanda e Austrália, impulsionada pelo crescimento da demanda.
Desde o início, trouxe diferenciais que encantaram motoristas e empresas: piso de carga plano, que facilita o carregamento, e o motor dianteiro, que proporciona uma experiência de direção muito próxima à de um carro . Não à toa, a Transit se tornou a parceira ideal de pequenos empreendedores, grandes frotas e ajudou até no desenvolvimento econômico da Europa.
1ª geração (1965 – 1977): equipada com motores V4 ou V6 a gasolina e diesel de quatro cilindros, foi a que permaneceu mais tempo sem grandes mudanças.
2ª geração (1986): trouxe o design “one-box”, com para-brisa e capô no mesmo ângulo, além da suspensão dianteira independente.
3ª geração (2000): adotou o design New Edge, já visto no Focus e no Ka, e inovou ao oferecer tração dianteira ou traseira.
4ª geração (2013): transformou a Transit em produto global, chegando à América do Norte em 2014 para substituir a linha E-Series e assumir a liderança do mercado. Na Europa, mantém há dez anos o posto de van mais vendida.
Transit na América do Sul
Atualmente, a Transit está disponível em versões minibus, furgão, chassi, vidrada e a elétrica E-Transit ⚡, totalizando 22 modelos e mais de 60 configurações, que ainda podem ser adaptadas por empresas parceiras certificadas pela Ford.
Nova Transit 2026 no Brasil
Recém-lançada por aqui, a Nova Transit 2026 chega com a melhor classificação de segurança da categoria e recheada de novidades. Entre os destaques estão: retrovisores com rebatimento elétrico, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, faróis de neblina, piloto automático, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado digital e alarme perimetral.
Outro diferencial é a nova arquitetura elétrica, que possibilita atualizações “over-the-air” e conectividade embarcada de fábrica. Além disso, garante o menor custo total de operação, com 24 meses de garantia sem limite de quilometragem nos modelos a diesel e 3 anos ou 100.000 km na elétrica E-Transit.
Para completar, o cliente ainda conta com toda a rede de concessionárias Ford no Brasil, com atendimento especializado da estrutura de veículos comerciais Ford Pro.
Aos 60 anos, a Transit segue firme, moderna e pronta para continuar escrevendo sua história como a van número 1 do mundo.