Quando tinha 30 anos, a empreendedora Valéria Chociai decidiu não aceitar só o ideal “família feliz de comercial de margarina” como padrão de sucesso pra sua vida. E aos 43, ela conseguiu abandonar essa “régua”, que usava para medir suas conquistas. Como? Quando ela leu um livro autobiográfico, 5 palavras trouxeram uma mudança de vida que ficou gritante: comunidade, natureza, tempo, simplicidade e prazer.
Depois de trabalhar em diversos restaurantes no Brasil e no exterior, ela se tornou mentora, coach, praticante de PNL, estudiosa do Slow Life, além de ser coautora do livro “Metamorfoses da Maturidade”, ela passou a trabalhar no seu novo projeto: “365 Convites para Desacelerar”, uma jornada vivencial para acolher pessoas com o objetivo de desacelerar.
Com muitos estudos de campo e entrevistas, Valéria construiu uma linha mestra pra quem tá precisando entrar nesse movimento de desaceleração e mudança de vida. Se liga nesses dados de 100 pessoas que se jogaram nessa vivência:
- Dizer BASTA ao ritmo frenético em que está inserido. 100% dos entrevistados disseram que houve um momento específico para isso, mas infelizmente, 96% dos casos esteve relacionado a um trauma.
- 99% disse que durante o processo, uma espiritualidade mais genuína foi desenvolvida. Cerca de 68% dos entrevistados passaram a meditar ou praticar com frequência alguma atividade relacionada a mindfulness e 44% disseram que agora oram com presença e intenção. 32% adotaram a Ioga como atividade física regular.
- 74% deles começaram a priorizar necessidades básicas como sono, alimentação e exercícios físicos.
- 74% relataram que passaram a se colocar em primeiro lugar, entendendo que é impossível agradar todo mundo.
- 92% se reconheciam como perfeccionistas. Hoje, só 53% ainda se enxergam assim.
- 66% melhoraram a relação com o trabalho e 21% estão se preparando para algum tipo de mudança profissional nos próximos 3 anos.
- 93% disseram que conseguiram se organizar financeiramente.
- Para um maior controle financeiro, 33% adotaram o minimalismo como filosofia de vida e 76% substituíram a compra de bens materiais por experiências, principalmente viagens.
- 27% das pessoas disseram que melhoraram sua locomoção, usando ou deixando de usar o carro, mudando pra mais perto do trabalho, ou pra cidades com menos trânsito.
- Para 93% dos entrevistados, desacelerar virou projeto de vida.
Deu pra perceber que desacelerar talvez seja uma boa opção né? E Valeria afirma que trilhar esse caminho é possível, e não apenas pra condições privilegiadas. Já que é uma filosofia de vida, o desaceleramento é possível pra todo mundo, é só se dispor. O que você acha de tentar?