O Rolex Circuito Atlántico Sur 2025 promete mais uma edição repleta de competitividade e emoção, reunindo alguns dos melhores velejadores da América do Sul. O evento será realizado entre os dias 25 de janeiro e 3 de fevereiro, com sede dividida entre Buenos Aires, Argentina, e Punta del Este, Uruguai.
O Brasil estará representado por quatro embarcações confirmadas na competição:
Xamã, Crioula e +Bravíssimo na ORC, e o Madrugada, na categoria Clássicos.
”O Circuito Atlántico Sur é um dos eventos náuticos mais tradicionais do continente, atraindo embarcações de alto nível e velejadores consagrados. O Brasil sempre brigou de igual para igual com a flotilha uruguaia e argentina e esse ano não será diferente. A presença de Xamã, Crioula, +Bravíssimo e Madrugada reforça a participação brasileira na elite da vela oceânica”, disse Bayard Neto, comodoro da ABVO.
Antes do início oficial do Rolex Circuito Atlántico Sur, Punta del Este recebe a Semana de Clásicos 2025, de 19 a 23 de janeiro. O evento, organizado pelo Yacht Club Argentino e pelo Yacht Club Punta del Este, reúne embarcações históricas e de design clássico em quatro categorias: Veleiros Clássicos, Veleiros Vintage, Spirit of Tradition e Classic IOR
As Fórmulas ORC e ORC Sportboat seguirão o sistema de High Point, onde o primeiro colocado recebe pontos equivalentes ao número de inscritos na classe, e os demais pontuam de forma decrescente. A J70 utilizará o sistema de pontuação baixa, atribuindo menos pontos aos melhores colocados.
A tradicional regata de longa distância Buenos Aires – Punta del Este terá um peso diferenciado, com coeficiente 1,5, enquanto as demais provas do circuito valerão 1,0. Para as embarcações que completarem seis ou mais regatas, será permitido descartar o pior resultado na classificação geral.
A competição será dividida entre provas de percurso longo e regatas técnicas do tipo barla-sota, garantindo desafios variados para os velejadores.