O primeiro longa de Lázaro Ramos, Medida Provisória, que no exterior ganhou o nome de Executive Order. Tem sido aplaudido em festivais de cinema internacionais e conquistado a crítica especializada, a exemplo do SXSW (South by Southwest), em Austin, no Texas, e do Pan African Film, em Los Angeles, ambos realizados em março. Hoje (18) o filme estreará na Noruega Cine Latino Bergen e estamos na torcida! Lembrando que o filme tem estreia marcada no Brasil para o segundo semestre de 2021. E já estamos ansiosos para poder assistir.
O longa que tem como protagonistas Taís Araújo, Alfred Enoch e Seu Jorge é baseado no sucesso teatral brasileiro “Namíbia, Não”, de Aldri Anunciação, escrito originalmente em 2011. A trama se passa num Brasil distópico em que uma medida de reparação social afeta diretamente a vida de uma família, são eles o jovem casal Capitú (Taís Araújo) e Antonio (Alfred Enoch) e o primo, o expansivo André (Seu Jorge) que, de favor, mora na casa da dupla. Certo dia o advogado Antonio vai para a justiça propor uma medida de reparação financeira pelos tempos de escravidão no Brasil. A proposta é respondida com a medida provisória que ordena que todos os negros brasileiros (chamados no longa de “melaninas acentuadas”) voltem para a África. Essa trama já me deixou bem curioso!
Vale lembrar que o longa tem produção de Lereby e Lata Filmes e coprodução Globo Filmes e Melanina Acentuada. Com distribuição da H2O e codistribuição da Elo Company. Se você quiser saber um pouco mais sobre o filme ou acompanhar eles é só seguir eles nas redes sociais através do insta @medidaprovisoriaofilme. E infelizmente a gente ainda não tem nenhum trailer para mostrar 🙁