
Tivemos o pior mês do o Orgulho LGBTQIA+ comemorado agora em junho, pois foi um festival de crimes homofóbicos e transfóbicos tanto por apresentadores de TV, padres, pastores, criadores de conteúdo gamer e gospel (não mencionei nomes para a gente não dar palco para criminosos) e assassinatos em São Paulo, SC, adolescentes jogaram fogo em uma pessoa trans no nordeste e fechando a matéria hoje, vi mais dois casos horríveis a pouco.
Um resuminho disso tudo, pode ser conferido nos canais dos criadores de conteúdo Klébio Damas – “Mundo Paralelo” e Marcel Nadale – “Gay Nerd“.
Porém tivemos um mês bombardeado de ações de grandes marcas apoiando aparentemente a diversidade sexual. Como o Burguer King que lançou um comercial, inclusive e respondendo aparentemente uma apresentadora que disse (no final de maio), que não sabe como contar sobre a gente para seus filhos. Dando margem ao discurso de ódio do “apresentador” de TV, Sikêra Junior da Rede TV, que falou tanta coisa nojenta que nem vou reproduzir aqui. Graças a Deus, já é alvo de ação do Ministério Público Federal, que pede 10 milhões de reais em idenização. O valor será destinado à estruturação de centros de cidadania LGBTQIA+.
“Ressalte-se que além da ameaça constante nas próprias falas, de teor discriminatório e de preconceito, de descabida associação entre a homossexualidade e a prática de crimes associados à pedofilia, estimula a violência contra este grupo, caracterizando discurso de ódio e menosprezo pelo ordenamento jurídico e pelas instituições democráticas”, diz trecho da ação assinada em conjunto com a Nuances – Grupo Pela Livre Expressão Sexual, que atua na defesa dos direitos humanos da população LGBTQIAP+.
Esse senhor na terça feira fez um pedido de desculpa até, mas pior que se não o tivesse feito. Pois foi mentiroso! Dizendo “…mantenho as minhas ‘opiniões’ que ‘APENAS’ se excedeu…” ao falar da comunidade LGBTQIA+. Obviamente ninguém levou a sério e com senso acreditou.
Veja a nota paliativa da Rede TV:
“O respeito à diversidade sexual e a não discriminação de cor, raça, gênero ou religião é uma tradição dos 22 anos de existência da RedeTV!, que possui uma programação plural e políticas internas de inclusão no seu sentido mais amplo. O compromisso com a população LGBTQIA+ faz parte dos valores editoriais e empresariais da RedeTV!.
A emissora reprova veementemente todos os tipos de discriminação e preconceito. Nesse sentido, a RedeTV! vem a público manifestar condenação a qualquer expressão de homofobia. Queremos também agradecer a todos os nossos colaboradores por ajudarem a construir uma empresa cada dia mais forte e plural.
No caso do lamentável episódio envolvendo o apresentador Sikêra Jr. às vésperas do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o mesmo desculpou-se publicamente durante o programa da última terça-feira, reconhecendo o equívoco de suas declarações perante a todos que se sentiram justificadamente ofendidos e a todos seus telespectadores, o que certamente servirá para o seu aprimoramento pessoal e profissional. Mesmo assim, a RedeTV! ressalta que tal comportamento não representa, de forma alguma, o posicionamento e o respeito da emissora à diversidade e população LGBTQIA+.
Entendemos que o exercício da tolerância e o respeito às diferenças são valores fundamentais numa sociedade democrática como a brasileira.”
Ah! Essa nota e a desculpa daquele senhor, veio depois da perda de mais de 50% do seu faturamento, pois as marcas que tinham alguma ligação com o programa dele, foram bombadeadas em conjunto da população, incentivadas pelo Sleeping Giants Brasil, foi um dos promotores da tag #DesmonetizaSikeira no Twitter.J
Sikêra Jr está fazendo propaganda nesse exato momento da @UltrafarmaEVoce, vamos pedir a empresa para que pare de patrocinar as falas criminosas do Sikêra Jr na Tv? Comente com a #DesmonetizaSikeira aqui embaixo👇🏽🏳️🌈 https://t.co/1hVMj7ZIZD
— Sleeping Giants Brasil (@slpng_giants_pt) June 28, 2021
Quem entrou nessa cobrança, foi trambém o criador de conteúdo, Pedro HMC do canal e site “Põe na Roda”, um dos principais da américa Latina, em conteúdo para a comunidade LGBTQIA+. Que continua na campanha cobrando as marcas.
https://www.youtube.com/watch?v=94VESgddZp4
A gente tambem foi alvo de ataques preconceituosos em nosso instagram ao noticiar os absurdos falados por esse homem que reagiu ao excelente comercial do Burger King. A peça publicitária trazia crianças adotadas por pais LGBTQIA+, respondendo com a simplicidade aos adultos, de como conversar com as outras crianças. Provalmente a maneira simples e tranquila que elas ensinaram, irritaram os conservadores que perderam mais uma desculpa para seu preconceito. Em nosso post tinha os vexames ditos pelo contratado da Rede Tv com a resposta genial da cantora Pepita.
Ver essa foto no Instagram
Tivemos 28 tentativas de invasão em 12 horas, ataques LGBTQIA+fóbicos em diversos comentários e sem esquecer dos famosos robôs fazendo a sua parte. Tivemos que reforçar a segurança e remover do ar até hoje os comentários desse post e bloquear diversos usuários. Algumas no site na mesma noite.
Sabemos que a maior fonte de riqueza é a grana que recebem de publicidade do Governo Federal (sim, essas pessoas além de conservadoras/atrasadas são amiguinhas do presidente) e as marcas que dão dinheiro para essas pessoas preconceituosas e criminosas. O pior foram algumas marcas estarem divulgando os seus logos e produtos nas cores da diversidade sexual nas redes sociais, campanhas na Tv e também dando verba para esse programa e sendo assim foram acusadas de “pink money” (só interesse na grana da comunidade LGBTQIA+).
Fomos atrás delas como forma de prostesto, por fazer o verdadeiro papel de um veículo de comunicação e que respeita a diversidade e tem um gay na sua direção. Então tinha que usar a minha voz e meu alcance para a causa.
Tentamos perguntar as marcas o que aconteceu sobre o fato em si de ser anunciantes seja no mercham, intervalo comercial ou no youtube desse programa e suas políticas ao longo do ano para a causa, a Tim respondeu de forma completa, mas a maioria não quiseram se aprofundar, nem o BK quis falar muito só mandaram notas sobre o caso, o que achei estranho. Outras marcas como HapVida, NovoMundo, Sorridents e Ford, não responderam os nossos contatos até a publicação da matéria, mas deram respostas em suas contas nas redes sociais alegando não saber e quem iriam cancelar as ações.
Confira:
TIM
Sobre a ação no youtube do programa Alerta Nacional: A TIM Brasil informa que já realizou a suspensão da propaganda da plataforma de anúncios automáticos. A companhia reforça que não está ligada a movimentos, nem compactua com disseminação de notícias falsas e discursos de ódio.
Sobre as ações de diversidade da marca:
Desde 24/06/21, o CEO da TIM, Pietro Labriola, anuncia hoje (24) a entrada da operadora no Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, em evento transmitido ao vivo no canal da empresa no Youtube (www.youtube.com.br/timbrasil), logo mais, às 16h30 (ficará disponível posteriormente). A iniciativa ocorre juntamente com a criação do banco de talentos para pessoas LGBTI+ na empresa.
“A diversidade e a inclusão propiciam ambientes e cultura cada vez mais inovadores. A TIM é reflexo disso: somos a operadora mais inovadora. A valorização da diversidade é um impulso ao nosso negócio e traz impactos relevantes para a sociedade. Todos ganham”, afirma Labriola.
Desde a segunda semana de junho, a equipe da TIM já pode indicar pessoas LGBTI+ para vagas na empresa. Basta enviar o link da campanha para os(as) profissionais interessados(as), que farão seu cadastro mencionando o nome e e-mail do(a) colaborador(a) TIM. Haverá contratações imediatas e formação de banco de talentos. Já no segundo semestre, será lançado o programa de capacitação e contratação de pessoas trans, com treinamento focado em experiência do cliente para vagas, em especial, nas áreas comerciais e de atendimento.
“A TIM está focada em ter uma cultura interna sempre mais inclusiva e em contribuir para a evolução da sociedade, por meio do fortalecimento de iniciativas de combate à discriminação dentro e fora da empresa, além de ações concretas para ampliar a empregabilidade e a inclusão de pessoas LGBTI+. Estarmos em um ecossistema como o promovido pelo Fórum na luta pela eliminação da LGBTfobia e a garantia dos direitos desse público é essencial e amplia o impacto social positivo que a operadora gera”, explica Maria Antonietta Russo, VP de Recursos Humanos da TIM.
A TIM evoluiu no último ano suas políticas internas para colaboradores LGBTI+. São exemplos a possibilidade de licença, apoio psicológico e assistência jurídica gratuita para funcionários vítimas de situações de LGBTfobia e folga remunerada para pessoas em processo de transição de gênero. A participação ativa dos grupos de afinidade – o de pessoas LGBTI+, chamado Orgulho+, envolve cerca de 100 colaboradores – e do Comitê de Diversidade e Inclusão da companhia, formado pela alta liderança, contribuíram para essa transformação e direcionam novos caminhos.
TIM Convida
A cerimônia de adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ – que contará com a participação de Reinaldo Bulgarelli, secretário-executivo do Fórum –, será realizada durante mais uma edição do TIM Convida, bate papo digital promovido mensalmente pela operadora em seu canal no Youtube para dialogar sobre diversidade e inclusão. Ricardo Salles, conselheiro do Fórum e sócio-fundador da consultoria Mais Diversidade conduzirá a conversa com o escritor, jornalista, dramaturgo e ativista dos direitos humanos João Silvério Trevisan. Eles abordarão os efeitos psicossociais da LGBTfobia e como promover a inclusão na prática, na vida cotidiana, nas empresas e na estratégia de negócio.
“A TIM é exemplo de empresa que tem muito a contribuir ao tornar-se signatária do Fórum e dos 10 Compromissos. Ela está se juntando ao grupo porque já tem compromissos e práticas de valorização da diversidade e o tema dos direitos LGBTI+ está presente em suas atividades. É uma empresa que tem contribuído para a promoção dos direitos LGBTI+ na sociedade e juntar-se ao grupo de signatárias irá fortalecer ainda mais sua atuação e o Fórum”, comenta Reinaldo Bulgarelli.
Ações da marca
O patrocínio à edição virtual da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, realizada no começo de junho, marcou o início das ações programadas pela TIM para o mês, celebrando o Dia Internacional do Orgulho LGBT (28/06). As cores da bandeira LGBTI+ já estão na logomarca da operadora em diversos canais e em painéis digitais, cordões de crachá e sacolas nas lojas em todo o Brasil. Nas redes sociais, a empresa mantém uma campanha com o mote “Amor é amor de todas as formas”, desenvolvida pela BETC HAVAS, com a participação de personalidades e influenciadores que dialogam com o tema. Outro destaque é a atualização do Teclado Consciente TIM, aplicativo para smartphones que alerta os usuários sobre o uso de termos discriminatórios em apps de comunicação e redes sociais, explica a origem e sugere substituições. A ferramenta já trazia avisos sobre expressões com conotações racistas e, agora, alerta também sobre o uso de mais 500 palavras e frases LGBTfóbicas.
Seara/JBS
A Seara agradece o alerta e reforça que valoriza a diversidade e não tolera nenhuma forma de discriminação ou preconceito. Retiramos a veiculação publicitária do programa na TV, no dia 09/06, e bloqueamos os anúncios automáticos no ambiente digital ligados ao apresentador.
Construtora MRV
A MRV acredita e pratica a diversidade, a companhia não compactua com qualquer forma de preconceito, por isso programas que pregam a intolerância e o preconceito não podem fazer parte dos nossos planos de mídia. Ao longo de 41 anos de história, o propósito de construir sonhos que transformam o mundo da MRV foi reinventado e ampliado para ajudar a construir um mundo cada vez mais justo, é uma questão de princípios: o respeito ao próximo está em sintonia com tudo em que acreditamos.
MAGALU
O Magalu é contra qualquer forma de LGBTfobia e nunca admitiremos isso. Não patrocinamos o programa, mas havia anúncios sendo exibidos de forma automática pelo Youtube no canal. Eles já foram bloqueados e não serão mais exibidos
BLINDEX
Tivemos um papo com a Glória Cardoso, Gerente de Vendas & Marketing da empresa, que em resumo explicou a empresa licenciada na região norte, fez a propaganda fora da aprovação da matriz, pois o programa mesmo regional vai para o youtube que fica de acesso de qualquer pessoa e isso vai contra as orientações de marketing que são previstas em seu contrato. Questionei sobre as ações do seu comitê relatado na nota, e nos enviaram depois algumas ações práticas com seus funcionários.
Em resposta aos comentários que vincularam a marca Blindex® e o discurso homofóbico do apresentador Sikêra Júnior, esclarecemos oficialmente:
No dia 23/06/2021 uma das franqueadas da marca fez, por sua conta, uma ação publicitária regional no programa “Alerta Nacional”, do apresentador Sikêra Júnior. E na data de ontem, 29/06/2021, a Blindex® e seus franqueados foram alertados sobre a campanha #desmonetizaSikera, liderada pelo Sleeping Giants Brasil, um movimento de consumidores contra o financiamento do discurso de ódio e da desinformação.
Assim que o Departamento de Marketing tomou ciência do caso, nossos franqueados, licenciados e parceiros foram alertados e uma nota de repúdio a ações discriminatórias ou preconceituosas foi divulgada nos perfis oficiais da empresa:
“A Blindex, seus franqueados e licenciados REPUDIAM qualquer tipo de preconceito, discriminação ou discurso de ódio. Informamos que todas as ações com o programa do apresentador Sikêra Júnior foram IMEDIATAMENTE CANCELADAS e que o plano de mídia da marca está sendo reavaliado”. “A palavra chave da Blindex® sempre foi “segurança” e sabemos que só é possível estar seguro ou segura em um ambiente com paz e respeito”, complementa Glória Cardoso, Gerente de Vendas & Marketing.
Em complemento a nota em resposta as perguntas da entrevista que ficaram pendentes, nos enviaram:
Atividades do Comitê de Diversidade nos últimos anos:
- Reconhecimento do casamento ou união estável de casais homoafetivos inclusive para concessão de benefícios estendidos à família, como plano de saúde, por exemplo.
- Licença maternidade e paternidade garantida para casais homoafetivos.
- Igualdade no recrutamento e seleção de pessoas.
- Envio de newsletters periódicas para que os assuntos discutidos no Comitê cheguem ao conhecimento de todos os funcionários.
- Qualquer ausência ao trabalho por questões médicas está amparada pela legislação e sigilo médico, cujas indicações clínicas obviamente serão respeitadas. As decisões individuais da pessoa que opta por se licenciar para realizar uma transição de gênero serão respeitadas em todos os passos deste processo, do momento do afastamento até o retorno ao trabalho.
Burger King
O BK que fez o comercial que gerou toda a polêmica, também foi acusado de pink money pelos conservadores e até por alguns LGBTQIA+, pois não sabemos e não recebemos quais são as demais políticas da empresa, de forma interna e voltada a comunidade, além das campanhas publicitárias. Primeiro iamos ter uma possível entrevista, que no final resultou no envio de apenas de uma notinha.
No BK, acreditamos no respeito como princípio básico de todas as relações humanas e não toleramos o preconceito e nem a violência. Aqui, todas as pessoas são bem-vindas e o nosso posicionamento consiste em dar voz à diversidade, tal como temos feito em nossa trajetória e em nossas comunicações.
Caso não tenha visto o comercial:
Esperamos que a comunidade como um todo fique de olho nas marcas que são nossas aliadas o ano todo, que tenham ações internas e externas sejam próprias ou axiliando as instituições e ONGs que são voltadas aos LGBTQIA+.