O mercado gamer é um dos que mais crescem hoje em dia. Movimentando US$ 2,3 bilhões em 2021 só no Brasil, setor oferece diversas possibilidades de carreira para profissionais capacitados, como game designer, produtor, programador, roteirista, engenheiro de som, técnico em 3D, animador, gamer tester etc.
Mas quando se trata de criar um jogo do zero, não é nada fácil. A jornada é longa, cansativa e exige planejamento e estratégia. Pensando nisso, a SAGA, escola renomada quando se trata de desenvolvimento de games e cursos de arte digital, decidiu dar algumas diquinhas pra você, que quer criar o próprio jogo.
Entenda o que você faz.
É claro que o profissional sabe do que é capaz de fazer e oferecer, mas é preciso colocar no papel. Pode não parecer muito importante, mas esse é o primeiro passo para mostrar como você quer que o seu trabalho seja visto pelo mercado. Esse é o momento de colocar todas as suas ideias no papel.
Com esse objetivo, é preciso responder algumas perguntas importantes: O que te diferencia dos demais? O que você pode oferecer para seus clientes? Quais são suas qualidades? Quais são os seus conhecimentos específicos? Como você consegue resolver o problema do seu cliente?
Construa a sua marca
Quando se trabalha como desenvolvedor de jogos freelancer, por exemplo, o profissional é a sua própria empresa. Por conta disso, é muito importante você colocar a cara a tapa, aumentando seu círculo no mercado e mostrando para o que veio.
Além disso, sem uma boa reputação, será mais difícil fechar contratos para bons projetos. Por isso, é importante estudar táticas de personal branding, ou seja, traçar estratégias para desenvolver uma imagem pessoal e profissional de acordo com o que quer que as pessoas pensem quando falam do seu nome ou do seu trabalho.
Tenha um portfólio
Quem trabalha nessas áreas de arte, games, audiovisual num geral sabe a importância de se ter um portfólio.
Ele é o cartão de visitas, deve estar disponível em plataforma e modelo que impacte o público alvo e, além de reunir os melhores projetos, também precisa deixar claro o foco do profissional e dar informações extras, como a experiência de ter feito determinado jogo, os nomes dos principais clientes com quem já trabalhou e os resultados alcançados pelos clientes em cada projeto.
Utilize as redes sociais e engaje no universo
É muito importante construir uma audiência. Pensando nisso, comece a utilizar as redes sociais na hora de mostrar seu trabalho e seus interesses.
Mas faça isso de maneira inteligente, é preciso considerar as diferenças entre os interesses do público do LinkedIn e do Instagram, por exemplo. Também é fundamental ser recorrente nas publicações para fidelizar a audiência e aumentar o número de seguidores; publicar conteúdos relevantes sobre o assunto e publicar sempre que aprender uma nova técnica para mostrar que se mantém atualizado com o mercado.
Engaje no mundo dos games, produza conteúdo sobre isso. Se o desenvolvedor de games consegue isso, torna-se autoridade sobre o assunto e faz com que o mercado chegue até ele quando estiver procurando por uma referência do setor para agregar em determinado projeto.
Por isso, produzir conteúdos específicos sobre games e as novidades da área é um passo importante para essa construção, seja com a criação de um blog, canal no YouTube ou Twitch.