Por essa ninguém esperava! A cantora Adele é alvo de uma ação judicial movida por um músico brasileiro. De acordo com a reportagem da revista Veja, o compositor Toninho Geraes reuniu provas para acusar a estrela de plágio.
Segundo ele, a faixa “Million Years Ago”, do album “25”, teria copiado sua icônica canção “Mulheres”, que ficou consagrada na voz de Martinho da Vila.
“Fiquei estarrecido quando me dei conta. A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia escancarada”, revolta-se o compositor. Duas notificações extrajudiciais já foram enviadas em maio à Adele, ao produtor e coautor Greg Kurstin, ao grupo Sony Music e à gravadora XL Recordings/Beggars Group.
No documento, os advogados de Geraes sustentam que, além da linha melódica, a artista e seu parceiro “se apropriaram das primeiras notas de introdução” e as reproduziram no início, refrão e final de “Million Years Ago”. as notificações contabilizam 88 indícios de cópia nos compassos, incluindo trechos idênticos, outros substancialmente semelhantes. Na prática, isso totaliza cerca de 87% da canção. É muita coisa mesmo!
Confira as canções abaixo e conta pra gente se parece ou não:
“Mulheres” – Martinho da Vila (composição de Toninho Geraes)
“Million Years Ago” – Adele (composição de Adele e Greg Kurstin)
Segunda a Veja, apenas a Sony Brasil emitiu um comunicado sobre o caso. A empresa informou que a gravadora e a própria Adele estao lidando com o assunto. “Nossa intenção era tentar um acordo, mas, diante do silêncio, recorremos a Justiça”, explicou o advogado Fredimio Biasotto Trotta.
Toninho Geraes soube do suposto plágio após ser contatado por Misael Hora, filho do Maestro Rildo Hora – que orquestrou a composição. O músico se deu conta das similaridades quando ouviu, sem querer, a música da cantora britânica numa festa. “Primeiro achei que fosse uma versão, mas fui pesquisar e vi que o crédito não aparecia” conta ele, que logo foi avisar o compositor
Para que um plágio seja comprovado, é necessário que se prove que o plagiador teve contato com a obra original e agiu de caso pensado. E essa não é a primeira vez que Adele é acusada, a mesma música já foi comparada com outras duas composições: uma lançada pelo turco Ahmet Kaya, chamada “Acilara Tutunmak”, e “Hay Amores”, gravada por Shakira em 2007.
Agora a defesa de Geraes pretende mostrar que, em busca da boa forma, Adele ficou amiga da personal trainer paulista Camila Goodis e que o produtor Kurstin é pesquisador da música brasileira.
Para ilustrar ainda mais a semelhança entre as músicas de Adele e Martinho da Vila, foi feito um mashup que coloca o sambista em dueto com a cantora britânica. E não é que combina? Ouça a seguir.