Você sabia que tudo que para na sua dispensa é previamente mostrado para o dono do mercadinho do bairro até as maiores redes de hiper mercados do país em uma feira? Isso acontece na APAS Show, que esse ano se consagrou como a maior feira de alimentos e bebidas das Américas. Rolou no Expo Center Norte, aqui em São Paulo, entre os dias 16 e 19 de maio, após dois anos sem rolar devido a pandemia, no seu cameback, reuniu diversas marcas do setor. O Rick Nóbrega e eu do DeuClick fomos convidados pela Coca Cola FEMSA (uma grande parceira) a saber das novidades da gigante distribuidora e engarrafadora do sistema Coca-Cola BR.
Aproveitamos para saber das demais marcas o que vai encher seus olhos e de tabela a sua dispensa e foi uma maratona viu nos três dias que estivemos na feira passamos nos stands da BRF (Sadia, Perdigão, Qualy), Nestlé (Moça, Chocolates Nestlé, Passatempo e etc.), Chás Leão, Grupo Petrópolis (TNT Energy Drink, Cerveja Petra, Cerveja Cacildis, Cerveja Cabaré e etc.), JBS (Seara, Doriana, Incrível e etc.), Catupiry, Peccin (Trento e etc.), Baly Brasil Energy Drink, Jurupinga, Kellog’s (Sucrilhos, Pringles e etc.), Piracanjuba, Vinicola Santa Rita, Azeite Gallo, Vinicola Aurora, Cielo, Quatá, Above, Da Magrinha e Ourolux. Assista os papos com os representantes das marcas ou se liga no que descobrimos nos stands.
Coca-Cola FEMSA
Antes de falarmos das novidades dessa gigante das bebidas, temos que enaltecer o incrível estande que leveou o Prêmio Stand APAS SHOW BY POPAI, em várias categorias.
A Coca-Cola FEMSA venceu as seguintes categorias Melhor Comunicação Visual, Melhor Conceito de Estande e Melhor Ação Promocional. No estande era possível fazer várias experiências interativas como jogar um simulador de corridas.
Além disso alguns dos produtos estavam disponíveis para degustação como a Coca-Cola Byte, Estrella Galicia 0.0 e Therezópolis Gold. Ainda no estande nós tivemos a oportunidade de conversar com Ana Carraro, gerente de Key Account.
View this post on Instagram
Uma novidade lançada na pandemia, mas apresentada na feira são as Schweppes que já são drinks. Atualmente o produto conta com três versões, Gin e Tônica, Vodka e Citrus, e Spritz. Todas já podem ser encontradas nos principais mercados e contam com embalagens em lata de 310 ml e garrafa de 250 ml.
Chás Leão
A marca de chás teve seu estande próprio na feira e apresentou algumas novidades. A linha de vitamínicos foi a principal novidade, ela consiste em uma linha de bebidas por infusão em água quente rica em vitaminas e terá três sabores, Laranja e Cenoura (rico em vitaminas A, C e E), Açai e Guaraná (rico em vitamina B) e Mel, Gengibre e Cúrcuma (rico em vitamina C, D e Zinco).
Além dessa nova linha, a Leão, também levou a linha de funcionais para o estande. Essa está disponível em quatro versões diferentes, Reequilibra (Chá Verde, Hortelã e Limão), Recarrega (Chá Mate e Guaraná), Reanima (Chá Preto, Laranja e Mel) e Relaxa (Camomila e Maracujá).
Para falar das novidades batemos um papo com Marcelo Correa, o CEO da Chás Leão, confira!
View this post on Instagram
BRF – Sadia, Perdigão e Qualy
A BRF dona da Sadia, Perdigão e Qualy foi responsável por um dos maiores estandes da feira com 475,5 m². A empresa utilizou a área para apresentar suas principais novidades das marcas já citadas, além de sua novidade na linha pet food conhecida como Balance.
No estande era possível degustar alguns produtos da marca como frios, a linha de cortes suínos premium Sadia Speciale e a nova margarina Qualy Vegê feita 100% com óleos vegetais.
Sadia
A primeira novidade que nos foi apresentada foi justamente a linha Sadia Speciale. A linha conta com uma variedade grande de cortes de carne suína como Ancho (600g, duas peças por pacote), T-Bone (500g, uma peça por pacote), Prime Rib (400g, uma peça por pacote) e Short Rib (500g, uma peça por pacote). Os cortes são excelentes para ocasiões especiais, churrascos, almoços, celebrações.
Outra novidade que chega aos supermercados é são os empanadissímos da Sadia. O lançamento aconteceu no Lollapalooza 2022 e chega como uma boa opção de snack in home, ou melhor, petisco. Feito de pedaços de frango e empanado com uma textura extremamente crocante.
Esse novo snack também faz parte da promoção da Sadia em parceria com a NBA. Comprando R$ 30 em produtos como hot pockets, pizzas, nuggets, empanadissimos, mac’n chesse, lasanhas, salsicha e salamitos e cadastrando o cupom fiscal no site você concorre a vouchers na loja oficial da NBA e a um prêmio final de 100 mil reais.
A Sadia não para por ai sabendo do crescimento da demanda por alimentos veganos e vegetarianos a marca reforçou sua presença nesse mercado com alguns lançamentos como a torta salgada de abobrinha com cream cheese da linha Veg&Tal. A torta conta com uma receita 100% vegetariana. Outra novidade são os nuggets e hambúrgueres Veg&Tal, ambos feitos a partir de proteína vegetal, escolha ideal para quem deseja substituir o consumo de carne.
Qualy
Na mesma linha de adaptação e tentativa de atingir o público vegetariano e vegana traz para o mercado a nova Qualy Vegê. A primeira margarina feita à base de óleos vegetais e apenas com ingredientes naturais do Brasil. O produto ainda é livre de de ingredientes que contenham conservantes artificiais, sem lactose e derivados de leite e sem gordura hidrogenada. A novidade deve chegar as prateleiras dos mercados em junho começando por São Paulo.
Perdigão
A linha Na Brasa, feita especialmente para churrasco, ganhou quatro novas adições, a linguiça toscana fininha, linguiça calabresa fininha apimentada, linguiça toscana fininha com chimichurri e linguiça cuiabana com queijo coalho e mix de temperos. A linha já possuia uma seleção de linguiças tradicionais e saborizadas, cortes suínos e de frango, além de acompanhamentos para churrasco, como farofa, queijo coalho e pão de alho.
Ainda no estande da BRF tivemos a oportunidade de entrevistar Carlos Faé, gerente de marketing e execução da empresa.
View this post on Instagram
JBS – Seara, Friboi e Incrível
A JBS, que conta em seu portfólio com diversas marcas como a Seara, Friboi e Incrível, esteve presente na Apas trazendo diversas novidades.
Seara
A Seara levou todo seu portfólio para a Apas, a linha Gourmet, que agora recebe uma nova categoria de produtos, os snacks. Eles vem com duas opções diferentes salame com torradas palito e pepperoni com torradas palito. Além disso, a linha conta com pizzas, hamburgueres, carne suína e frios.
Outra novidade da marca são os empanados de peixes e camarão, a linha apresenta três tipos diferentes de pescados, isca de peixe, tirinhas de peixe e camarão empanado. Os produtos são fáceis e rápidos de fazer, uma boa dica é usar a Air Fryer no preparo. Outro intem novo que é indicado para esse tipo de preparo é a barriga aperitivo.
Doriana
A marca de manteigas da JBS traz novidade na área vegana e vegetariana. A marca apresentou a Doriana Plan Butter. Esse produto chega a ao mercado do Brasil como a primeira alternativa 100% vegetal para a manteiga.
Incrível
Essa é a nova marca da JBS com foco na produção de comidas veganas para a substituição de carnes de consumo diário. No estande pudemos provar alguns dos produtos como nuggets, pastéis de carne e iscas de peixe. O sabor e a textura relmente são identicos as carnes e podem substituir esses produtos para quem quer reduzir o consumo de prodrutos com origem animal. O destaque fica com as iscas de peixe que tem o sabor idêntico e ainda contém o famoso ômega 3.
Nestlé
A famosa marca de alimentos foi para a feira com tudo com um estande gigante e diversos produtos. Chocolates, Café, Temperos, Biscoitos, entre outros. As novidades foram diversas, ao todo foram apresentados 60 novos produtos. Confira as principais novidades.
Para começar a primeira que nos foi apresentada foi a nova marca Nature’s Heart com uma proposta de produtos mais naturais a base de plantas. O portfólio dessa nova marca conta com cacau em pó, uma seleção de nuts, chocolate Goldenberry com cacau 50%, cafés e leites de arroz, aveia e amêndoa.
Na parte de chocolates a Nestlé trouxe uma nova seleção de chocolates Alpino, cada versão conta com uma porcentagem diferente desde 61% cacau até a versão mais suave 41%. Além disso, foram apresentados novos Alpinos mais suaves e extra cremosos.
Ainda em chocolates outra marca da Nestlé que apresentou novidades foi a Garoto. Os novos chocolates recheados da marca podem ser encontrados nos seguintes sabores, Torta Holandesa, Tiramisu e Castanha de Caju.
Na parte de biscoitos Negresco e Passatempo ganharam uma nova embalagem repaginada e com um novo design, mas claro sem perder a essência. Outro destaque quando falamos de Passatempo é o novo cereal com sabor de chocolate e baunilha. O cereal é fonte de cálcio, ferro e vitaminas.
Com foco na área profissional da culinária a Nestlé também trouxe novidades, as novas pastas cremosas de Kit Kat e Galak, a nova embalegem de Moça para uso na confeitaria e chantilly preparado com ingredientes vegetais. Outro destaque é a linha Pipó, pipocas doce com sabor de alguns produtos marcantes da Nestlé como Galak, Alpino, Prestígio e Ninho.
Através do rótulo Maggi, a Nestlé apresentou os novos produtos de cozinha para o dia-a-dia, como a pasta de alho e cebola, ideal para preparos mais rápidos com esses ingredientes. É possível encontra o tempero na versão tradicional e apimentada. Cebola e alho também podem ser encontrados na linha Meu Segredo, além desse tempero também é possível encontrar as verões 7 vegetais, tomate e ervas e cheiro verde. Tudo isso para deixar a comida com aquele sabor a mais.
A linha Moça tem novidades com as novas versões Para Toda Família, Zero lactose, Light e Origem Vegetal, mas para nós do DeuClick o grande destaque ficou por conta do novo Moça Sorvete, uma nova maneira, rápida e fácil de produzir sorvetes em casa com o sabor que você desejar. Uma caixinha de Moça Sorvete rende até 1L de sorvete.
Kellog’s
A Kellog’s utilizou a feira para apresentar uma nova versão do Sucrilhos assim como novidades na linha Parati. Na primeira marca a novidade fica por conta dos novos mini biscoitos Sucrilhos que podem ser encontrados nos sabores leite e chocolate.
Na linha Parati um novo produto que tem previsão de chegar aos mercados no segundo semestre de 2022 foi anunciado são eles os biscoitos Speciale. Eles terão dois sabores diferentes baunilha com recheio de creme de chocolate e chocolate com recheio de creme de chocolate.
Da Magrinha
Uma das maiores produtoras de de alimentos integrais, saudáveis e artesanais esteve presente na feira. A marca é parceira do Festival de Cinema de Gramado e outros eventos com intuito de levar a comida saudável para todos. O portfólio da empresa é rico e possui uma diversidade de alimentos, desde salgados até doces. Um bom exemplo são as pipocas prontas da marca, elas possuem uma variedade de sabores podendo ser natural, manteiga, caramelo e cacau.
PECCIN – Trento
A tradicional marca de doces trouxe novidades para a Apas, uma delas é o novo Trento Speciale que entra para a famíia de chocolates da marca. Com creme e pedaços de avelã e um de waffle crocante, o Trento Speciale pode ser encontrado em duas versões, com cobertura de chocolate ao leite 38% cacau ou na versão com cobertura de chocolate branco.
Na parte de candies a principal novidade ficou por conta do novo chicle Blong Melancia. Com um sabor que explode na boca, uma casquinha crocante e recheio líquido, ele é uma excelente opção para quem adora doces. Ele também pode ser encontrado na versão pirulito tanto na versão de 12g como de 28g.
Grupo Petrópolis – TNT E Cerveja Cabaré
O Grupo Petrópolis é responsável por marcas como TNT Energy Drink apresentou um novo sabor do energético. Com uma pesquisa ampla no mercado internacional pra ajudar na concentração e no FOCO, tem a linha FOCUS e olhando ainda mais para o público jovem, o sabor escolhido foi Pink Lemonade. Eu provei e posso dizer que é bem saboroso, vai bem no dia-a-dia e também no momento de descontração para fazer aquele drink.
Eu também tive a oportunidade de conversar com o José Luiz Sinti, gerente de patrocínio e trade marketing. Nós falamos sobre o TNT, é claro, mas também de outro produto recente do grupo, a Cerveja Cabaré.
View this post on Instagram
Jurupinga Dinalle
A Jurupinga também garantiu seu lugar na Apas 2022. Como de costume nós do DeuClick não poderíamos deixar de dar uma passada por lá para saber as novidades da marca.
A Juru, para os íntimos, alcansou um número expressivo com mais de 1 Bilhão de views somando as redes sociais. No papo com Diego Burgo, diretor de marketing da marca, você confere dicas de como beber e inovar com a Juru!
View this post on Instagram
Vinícola Santa Rita
A famosa produtora chilena de vinhos marcou presença no evento apresentando algumas novidades do rótulo 120. O rótulo está chegando ao mercado com um red blend, um vinho feito a partir da mistura de três uvas diferentes. O novo rótulo é uma edição limitada. Outro carro chefe da empresa é o Medalla Real, um cabernet sauvignon, esse foi o primeiro vinho chileno a receber uma medalha de ouro nas olímpiadas de Paris.
Vinícola Aurora
A maior vinícola do Brasil trouxe algumas novidades para a feira, para aqueles que gostam de desfrutar de uma boa bebida fiquem ligados. A principal novidade ficou por conta do Brandy, um blend a base de uvas envelhecido por 12 anos. Essa é uma edição limitada que conta com apenas 5.000 exemplares disponíveis.
Outra novidade foi a mudança do rótulo do Reserva Aurora que pode ser encontrado em três diferentes versões merlot, cabernet sauvignon e tannat.
Baly Brasil
A marca de bebidas energéticas de Florianópolis marcou presença na feira. Com diversos novos sabores a Baly quer investir no público jovem! Depois de pesquisar e sentir o que o consumidor queria chega as prateleiras dos mercados os novos sabores da marca, Pitaya Dragon e Morango e Pêssego das Galáxias! Você pode encontrar os produtos em três tipos de embalagem garrafa de 1L e latas de 250 ml e 473 ml. Estamos apaixonados pelos sabores de Maçã Verde, Tangerina e Pitaya.
View this post on Instagram
Catupiry
A marca tão reconhecida pelo seu nome foi para a Apas com o objetivo de se posicionar de maneira diferente para os consumidores e lojistas. A Catupiry quer ser reconhecida como uma marca de alimentos. Para isso ela trouxe diversas novidades na sua linha, uma cara nova para as embalagens de pizza pré-prontas.
Dentre as novidades temos uma variedade maior na parte de queijos a marca lançou o novo selo Apeti, ele conta com diversos tipos de queijo como Grana, Grana Padano, Mussarela, Prato, Gorgonzola, Requeijão de Corte e Provolone. Ainda quero experimentar o novo foundue também.
A Catupiry também traz várias opções de comidas e molhos para entradas como o mini bolinho de carne seca, empadas de frango e alho poró e a deliciosa linha Devore, molhos já prontos para comer com snacks. Eles podem ser encontrados nos sabores cheddar e cebola e salsa.
Além desses produtos a Catupiry também apresentou manteigas nas versões Primeira Qualidade, com ou sem flor de sal, e a extra temperada, com ou sem sal e saborizada com refogadinho de cebola e alho.
Claro, se estamos falando de Catupiry, não podemos deixar de falar de requeijão um dos carros chefes da marca também traz novidades. Dois novos sabores de requeijão foram adicionados ao portfólio da marca, são eles, pimenta biquinho e cebola caramelizada.
Dentro do estande nós tivemos a oportunidade de falar com a Diane Nascimento do marketing da marca.
View this post on Instagram
Quatá
A Quatá também marcou presença na maior feira de alimentos e bebidas das Américas. Com novidades em algumas linhas a marca. Os principais destaques foram os queijos Gorgonzola, Brie e Estepe, os Cremes de Ricota nos sabores pimenta, tomate seco, presunto e ervas finas. No selo Cristina, a principal novidade foi a nova bebida láctea, um substituto com preço mais acessível para o leite rico em vitaminas A e D.
Piracanjuba
Pi – Ra – Can – Ju – Ba! A marca brasileira de alimentos apresentou algumas novidades de sua linha. As mais recentes o leite A2 e a bebida láctea Excellence, outros produtos apresentados já estavam disponíveis no mercado, mas foram lançados na pandemia e a marca aproveitou a Apas para divulgar para quem ainda não conhecia.
O leite A2 e a bebida láctea Excellence são dois novos produtos com foco na nutrição dos consumidores. O primeiro é tem o diferencial de não promover a formação BCM-7 (Betacasomorfina-7), um dos principais causadores de desconforto digestivo quando falamos de consumo de leite. Já o Excellence, é rico em vitaminas C,D e E, além de ser uma poderosa fonte de minerais como Cálcio, Zinco, Ferro, Fósforo, Cobre, Selênio, Magnésio, Manganês, Iodo e vitaminas A, B1, B2, B6, B12, K.
Entre os lançamentos da pandemia está a bebida Protein+ Whey, com zero lactose e rico em cálcio. Esse produto aparece com uma variedade de saboros como Cacu, Batata-Doce com Gengibre, Banana, Baunilha, Frutas Vermelhas, Pasta de Amêndoim e Coco.
A Piracanjuba também está investindo na área de derivados como queijos e manteigas. Esses produtos ainda estão em desenvolvimento, mas já estão disponíveis para compra em alguns lugares do Brasil como o Centro-Oeste e o Distrito Federal.
Nós aproveitamos para falar com a Lisiane Campos, gerente de marketing da Piracanjuba, ela falou um pouco mais sobre as novidades da marca e alguns produtos que foram lançados na pandemia.
View this post on Instagram
Azeite Gallo
A produtora de azeite trouxe para Apas duas novas versões do seu azeite. A primeira é uma versão premium chamada Ancestral, um extra virgem produzidos em oliveiras de cultivo tradicional. Ideal para temperar saladas e em pratos quentes. Já o segundo lançamento é uma versão mais simples para a rotina, chamado de dia-a-dia, ele é ideal para cozinhar. Com um sabor menos potente ele é ideal para evocar os sabores dos alimentos preparados com ele.
Above
A marca de cosméticos veio para a Apas com um estande completamnete inovador, eles montaram uma arena de futebol dentro da feira! Já que estamos falando de futebol não podemos deixar de citar o garoto propaganda da marca, Neymar! Já que em setembro alguns clientes da marca serão levados para Paris! Lá eles irão assistir um jogo do Paris Saint-Germain e terão um jantar com o craque brasileiro!
Na feira a Above apresentou para lojistas e consumidores os lançamentos divulgados na última prova do BBB 22. Os novos produtos são 100% veganos e não testados em animais. Os produtos são a linha Above Zero, produtos sem álcool etílico, alumínio, triclosan e parabenos, a família de antitranspirantes roll-on com as nove principais fragâncias da marca e a nova embalagem do shampoo a seco.
Nós batemos um papo com o CEO da Above Gustavo Bacila!
View this post on Instagram
Flora
A Flora é responsável por marcas como Minuano, Assim, Phytoderm. A empresa pertence a J&F Holding, que também é dona da JBS, por isso a Flora estava no mesmo estande da Seara e outras marcas do grupo. Lá pudemos conferir as novidades tanto das marcas de cuidados pessoais quanto as de cuidado para casa.
Phytoderm
Na parte de cuidados pessoais a empresa se destaca, principalmente as novas fraquâncias apresentadas para o público. Os novos perfumes são ideias para aquele date especial com ob namorado ou com os contatinhos!
Minuano
Uma das mais famosas marcas de cuidados para casa esteve presente na Apas com algumas novidades, entre elas os novos perfumes dos detergentes da marca. Além deles, também foram apresentadas as novas fragâncias dos novos amaciantes, que chegam com uma linha totalmente nova.
Outra novidade é o nova fórmula do sabão em pó da marca que promete máxima limpeza. Sendo mais efetivo com uma quantidade menor de sabão usado por lavagem. Ele possui cinco embalagens diferentes de 400g, 800g, 1,6kg e 4kg. Além disso, ele permite que quem use a roupa lavada com ele tenha uma sensação de roupa seca ao sol.
Cielo
A tecnologia também esteve presente na feira! A Cielo levou para a Apas sua nova maquninha LIO. Ela tem um processamento mais veloz de pagamento e uma nova opção de pagamento para compras online, dando mais segurança e agilidade para lojistas e consumidores. Nós do DeuClick batemos um papo com a Ana Fusco, gerente de inovações da marca.
View this post on Instagram
OUROLUX
A dona OuroLux trouxe a linha CONTROLED é composta por lâmpadas com funções inteligentes e prontas para uso. O mix conta com lâmpadas “Sensor de Presença”, que ao detectar movimento é acionada e desliga após 3 minutos; “Sensor de Luminosidade”, acende quando escurece, apaga quando clareia; bem como “Autodimerizável”, ou seja, logo que acesa possui a intensidade de 20% e, após 10 segundos, atinge a intensidade de 100%, dispensando o uso de dimmer, entre outras.
De acordo com o diretor estratégico da Ourolux, Roberto Saheli, o evento é de grande importância para o mercado, bem como para o desenvolvimento da companhia neste momento. “A APAS é o maior evento do mundo no que diz respeito à supermercados e também desempenha um papel fundamental para o setor de iluminação. Para nós, é sempre uma satisfação participar da feira. Completamos 30 anos de mercado em 2022, o que torna a nossa participação ainda mais especial. Além disso, podemos comemorar o 4º ano consecutivo como a marca líder do país e TOP 4 Brasil na venda de pilhas apresentando ao público os produtos responsáveis por estes prêmios”, explica.
Ufa! Foram muitas coisas novidades deliciosas e incríveis nessa APAS! Foi cansativo, mas extremamente empolgante por poder trazer o universo dos mercados para vocês. Curtiram esses lançamentos todos?
Redes sociais: Vanessa Barbosa, Jacquline Miranda e Rick Nóbrega
Produção: Gabriel Pellegrine
Entrevistas: Rick Nóbrega e Gabriel Pellegrine
Direção e Revisão: Rick Nóbrega
Apoio: Samsung, que nos cedeu o S22 Ultra para fotos e vídeos.
Agradecimentos: Todas as marcas e a APAS.