Gamers brasileiros ainda preferem consoles a celulares, aponta pesquisa.

Recentemente, não só o número de celulares vem crescendo, mas também uma galera que começou a jogar por ele. Até o momento são 242 milhões de celulares inteligentes em uso no país, para cerca de 215 milhões de habitantes, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E mesmo assim, a preferência de jogar em console ainda é maior, segundo a pesquisa do NZN Intelligence realizada no fim de setembro de 2022.

Nesta pesquisa, 41,9% dos entrevistados afirmaram que os consoles são a plataforma preferida para jogar. Já desktop e celulares são a preferência de 39,2% e 19%, respectivamente, dos gamers. A pesquisa foi aplicada por meio de formulário no site TecMundo, uma das verticais proprietárias da NZN, que coletou dados sobre idade, gênero e respostas específicas sobre o comportamento dos gamers. 

Para Vinicius Munhoz, editor do Voxel, canal do TecMundo sobre jogos eletrônicos, os consoles são a plataformas favoritas muito pelo fato de estarem associados a um sonho de consumo, como item de desejo.

“Os jogos de console e PC e os próprios dispositivos, são bem caros, não sendo acessíveis para a renda média brasileira. No celular, o usuário consegue jogar até mesmo games de peso, em nuvem, dependendo apenas da conexão à Internet e da assinatura de um serviço”, afirma.

Também editor do Voxel, Ruan Segretti corrobora a resposta de Munhoz, acrescentando que os smartphones, principalmente no Brasil, são a melhor porta de entrada para a indústria.

“Atualmente, há centenas de jogos de PC e consoles com versões para smartphones exatamente para se chegar à faixa da população que não tem condições de adquirir uma plataforma mais cara. Com a popularização de serviços em nuvem, a tendência é que o mercado de ‘celulares gamers’ cresça. Mas entre as pessoas que têm condições de comprar um console ou um PC, estas acabam sendo mesmo as plataformas preferidas, em detrimento dos celulares”, pontua Segretti.

Ainda nessa pesquisa, perguntaram sobre a frequência, 41,1% dos respondentes disseram jogar todos os dias. Enquanto 32,2% jogam de 1 a 2 vezes na semana e 26,7% afirmaram se dedicar aos games de 3 a 4 vezes na semana. Por dia, 57,9% dos gamers jogam entre 1 e 3 horas, enquanto 25,9% preferem jogar por um período de 3 a 5 horas e 16,2% jogam por mais de 5 horas.

Agora sobre o gênero dos jogos, os jogos de ação e aventura têm a preferência de 71% dos gamers brasileiros, seguidos por RPG (50,6%), simulação (41,7%), estratégia (37,3%) e esporte (25,6%).

“Jogos de ação e aventura são coringas do entretenimento, além de serem normalmente mais amigáveis [em termos de jogabilidade] do que games de luta, corrida ou RPG, que exigem mais prática e domínio técnico. Por isso, esses gêneros, apesar de atingirem muitos jogadores, são mais nichados. A Sony é uma grande especialista em jogos de ação e aventura. Alguns exemplos são God of War, The Last of Us e Uncharted, um sucesso absoluto por serem mais amigáveis de se aprender a jogar e acompanhar”, comenta Ruan Segretti, do Voxel.

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