Livro “O Safado, a Biscate e Eu” traz lições valiosas de marketing em crônicas do dia a dia.

Fernando Adas Foto: Chris Ceneviva

O Fernando Adas comenta que o marketing começa com o desenvolvimento das habilidades de escutar, ver, sentir e perceber tudo o que acontece ao seu redor. É isso que o autor tem feito ao longo de sua vida como um todo, não apenas de sua carreira como publicitário e empreendedor. O livro “O Safado, a Biscate e Eu: causos, cases e casos de um publicitário indiscreto” compartilha conosco parte dessa experiência em diversas crônicas divertidas que sempre traz sempre lições importantes.

“Mais do que lições, eu acredito que tiro dos ‘causos’ do dia a dia algumas provocações que estimulam a reflexão sobre o que é, realmente, o marketing. Especialmente nesta era em que, de um lado, a tecnologia nos afasta do olho no olho e, ao mesmo tempo, do outro, os clientes exigem, cada vez mais, uma atenção personalizada ao seu perfil e às suas necessidades”, explica Adas.

Há muito tempo, o autor tem observado e, muitas vezes, interagindo com seu característico bom-humor, com tudo o que acontece ao seu redor. Ninguém passa por Adas em um elevador ou em uma sala de espera sem ganhar seu bom dia com um enorme sorriso… E que insiste caso não receba uma resposta de volta.

“A comunicação tempera tudo, gera percepções, molda e personaliza a realidade. Faça o teste, dê um ‘bom dia’ aleatório na rua, no metrô ou na fila do banco. Um ‘bom dia’ gera esperança. Um ‘obrigado’ sela vínculos. E isso funciona exatamente da mesma forma nas empresas, afinal, manter uma boa relação com clientes demanda boas práticas de comunicação e marketing”, destaca.

Com isso em mente, o Adas começou a compartilhar essas experiências vividas nos mais diversos e inusitados locais no blog de sua empresa, a Fine Marketing. O objetivo inicial era mostrar que, ali, o marketing era trabalhado de forma diferente, mais humanizado. 

Em uma das situações inusitadas, conta que descobriu sobre a chegada do gás encanado em seu bairro após o barulho ensurdecedor das máquinas e de abordar, curioso como sempre, os trabalhadores. Daí, alerta seus leitores sobre a importância das boas-vindas a um novo possível cliente, valorizar a fase da conquista do lead e não arrombando a porta de forma perturbadora.

Da atendente da padaria que insistia para que ele desistisse do seu tradicional (e preferido desde a infância) quindim para experimentar outras opções de doces, tece uma reflexão sobre o CRM e o tesouro que é conhecer necessidades, preferências e valores de seus consumidores.

Livro “O Safado, A Biscate e Eu: causos, cases e casos de um publicitário indiscreto”
Foto: Divulgação

E entre essas histórias que nos provocam desde um sorriso singelo, aos nos reconhecermos naquela situação, até deliciosas gargalhadas, mergulhamos no universo do marketing de forma simples, didática, divertida e indispensável para o sucesso dos negócios nos dias de hoje. O Safado, a Biscate e Eu.

 

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