Desafio de Gigantes Internacional 2023 com estrangeiros se preparando

A organização do Desafio de Gigantes Internacional de 2023 anunciou que os ciclistas estrangeiros poderão competir nas provas de Mountain Bike que serão realizadas nos dias 10, 11 e 12 de março no Villa Itaipava Resort & Conventions, em Itaipava, Petrópolis (RJ).

Mais de 10 países e 1200 participantes são esperados para o evento, que foi idealizado por Henrique Avancini, o maior nome do ciclismo nacional, e a Avelar Sports. O objetivo é realizar a maior corrida de MTB da história do estado do Rio de Janeiro.

Os atletas estrangeiros que participarão da competição buscam se preparar para a temporada 2023 e ganhar pontos para as vagas olímpicas e pan-americanas. O chileno Sebastian Miranda, de 30 anos, da Bortec Cycling Team, é um dos atletas confirmados. Ele está em Santiago do Chile se preparando para o início do calendário de competições internacionais no Brasil.

Serão três provas válidas pelo ranking mundial, além de uma Maratona Amadora de 40 e 20 km. O Desafio de Gigantes Internacional distribui 105 pontos, que podem ser fundamentais para a classificação da modalidade para os Jogos de Paris 2024.

Os atletas terão duas provas de XCO, Cross Country Olímpico, sendo uma Classe 2 e outra Classe 1, e mais um XCC, Short Track da Classe 3. O Desafio de Gigantes também ajudará os países a obter vagas para o Sul-Americano de MTB, que será realizado no fim do ano.

O Desafio de Gigantes tem como objetivo fazer do Brasil o país referência para os grandes times do mundo fazerem sua base e pré-temporada. No Villa Itaipava Resort & Conventions, Henrique Avancini está construindo uma pista que será aberta ao público em geral. O estabelecimento em Petrópolis (RJ) possui estacionamento para 2500 veículos.

As provas serão divididas em três classes: XCM – Maratona, XCO classe 1 e XCO classe 2. Na classe XCMMaratona, haverá um percurso reduzido para 20 categorias como veterano e master, e um completo para 19 categorias, como elite masculino e feminino. Na XCO classe 1, a divisão é feita por oficiais e amadoras, sendo que apenas as oficiais pontuam no ranking nacional e estadual. Na XCO classe 2, competem apenas os atletas elite masculino e feminino, no dia 10 de março.

O projeto Desafio dos Gigantes surgiu durante a pandemia da COVID-19, quando não havia provas por um longo período. A Avelar SPORTS trouxe um novo conceito para o MTB nos anos de 2020 e 2021, ambos eventos realizados no Bike Chácara Park, em Santana dos Montes (MG).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui