O Festival Internacional Cinema e Transcendência está em sua nona edição, oferecendo uma programação gratuita que apresenta documentários que se destacaram em edições anteriores e a Mostra Brasil Profundo, que apresenta uma seleção de produções nacionais pouco conhecidas, que exploram o sertão mitológico, poético, indígena, africano, encoberto por lendas, festejos e cordéis. A idealização e curadoria do Festival são do músico e cineasta André Luiz Oliveira, com co-curadoria da produtora e diretora Carina Bini. O Banco do Brasil patrocina o projeto.
O Festival Internacional Cinema e Transcendência é o único festival de cinema no Brasil que investiga a subjetividade dos caminhos da consciência e do autodesenvolvimento através da arte cinematográfica. A seleção apresentada proporciona ao público nacional a oportunidade de assistir a filmes cinematograficamente ímpares, além de aprender e descobrir. O curador André Luiz Oliveira afirma que o que nutre o festival é a possibilidade de promover a relação do cinema como arte mediadora entre o sentido estético e a experiência introspectiva de autoconhecimento.
Desde sua criação em 2013, o Festival Internacional Cinema e Transcendência sempre reuniu documentários e ficções que estão em diálogo com a espiritualidade e a autodescoberta, além de levar ao público questões pertinentes sobre o presente e as possibilidades de transformação pessoal. Contando com uma filmografia variada, o evento permite que seu público repense sua própria trajetória e descubra novos caminhos. Para isso, combina a arte cinematográfica com outras manifestações, como música e meditação.
Em 2020 e 2021, devido às restrições impostas pela pandemia de COVID-19, o Festival Internacional Cinema e Transcendência teve edições totalmente online e gratuitas, que atingiram 60 mil pessoas no Brasil e no exterior com exibição de filmes, lives com os diretores e apresentações musicais. Além disso, foi realizada uma live com Alejandro Jodorowsky, considerado o “patrono” do festival por apresentar uma filmografia que dialoga com os processos de transformação pessoal do diretor. Todo este material está disponível em seu canal do Youtube.
A retrospectiva celebrando os 10 anos do Festival Internacional Cinema e Transcendência destaca filmes como o inusitado “Encontro com os Beatles na Índia”, de Paul Saltzman, que refaz sua jornada de 50 anos atrás, quando passou um período transformador de vida com os Beatles na moradia do guru Maharishi Mahesh Yogi. Outro trabalho do cultuado cineasta chileno-francês Alejandro Jodorowsky, “Psicomagia”, aborda a técnica que ele criou e exerce de suposta cura espiritual. “No Olho da Espiral”, de Raynald Leconte e Eve Blouin, conta com narração de Annie Lennox e capta a resiliência cultural e criativa do Haiti a partir da visão de seus artistas mais proeminentes.
“No Fogo da Imobilidade Dançante”, de Renata Keller, questiona como é possível ter uma vida mais criativa e pacífica no planeta, enquanto “Sombras do Paraíso”, de Sebastian Lange, traz dois líderes da Meditação Transcendental, o icônico cineasta David Lynch e o discípulo dedicado Bobby Roth, e documenta a transformação do movimento após a morte do fundador Maharishi Mahesh Yogi.