Xuxa completa 60 anos

Xuxa, um dos ícones da televisão brasileira, é reconhecida por sua longa trajetória de mais de 30 anos apresentando programas voltados para crianças. Além disso, ela gravou várias canções que se tornaram populares em diferentes gerações de brasileiros. No dia 27 de março, a artista celebra seu 60º aniversário e, em homenagem a ela, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) divulgou um levantamento especial.

De acordo com o banco de dados do Ecad, Xuxa tem 1.190 gravações cadastradas. Nos últimos 10 anos, a música “Parabéns da Xuxa” foi a mais tocada no país, enquanto “Arco-íris” foi a canção mais regravada em que Xuxa atuou como intérprete.

Xuxa recebe seus direitos autorais de execução pública de música graças à sua filiação a uma das sete associações responsáveis pela administração do Ecad: Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC. É por meio desses cadastros que o Ecad identifica as músicas tocadas e captadas no país e distribui os valores em direitos autorais para as associações, que por sua vez repassam aos seus filiados.

No entanto, é importante lembrar que a distribuição dos valores só é possível com o pagamento dos direitos autorais. No Brasil, o Ecad é a única instituição responsável por arrecadar e distribuir direitos autorais sempre que há utilização pública de músicas em diversos canais ou espaços, incluindo rádio, TV, cinema, estabelecimentos comerciais, plataformas digitais, casas de festas, shows e outros locais de frequência coletiva, de acordo com a Lei dos Direitos Autorais (Lei 9.610/98).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui