A equipe de velejadores argentinos do barco Jura Soto 41 confirmou sua presença na 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que acontecerá entre 23 e 30 de julho de 2023 no Yacht Club de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. A equipe estrangeira comunicou à organização sua intenção de participar das regatas em Ilhabela desde o início do ano, e já havia confirmado oficialmente sua presença na categoria ORC antes mesmo da abertura das inscrições.
Além da ORC, uma das principais categorias de rating do mundo, mais de 100 barcos das classes BRA-RGS, HPE25, Clássicos, Bico de Proa, VPRS, HPE30 e C30 também participarão da competição. A tripulação do Jura Soto 41, que conta com dez velejadores, todos argentinos, atravessará o Atlântico de Buenos Aires até Ilhabela para a disputa.
O veleiro Soto 41 Jura é desenhado e fabricado na Argentina pelo renomado projetista Javier Soto Aceval, o mesmo responsável pelos S40, um dos modelos mais utilizados na vela brasileira atualmente. A equipe argentina já competiu na Semana de Vela de Ilhabela em 2022 a bordo do HPE30 Phoenix, monotipo emprestado por Eduardo Souza Ramos.

(Matias Capizzano)
Para a tripulação do país vizinho, competir em um veleiro diferente foi uma experiência enriquecedora, embora as regatas tenham sido muito técnicas, devido à falta de conhecimento das correntes e rebotes de vento na costa e dentro do canal. A Semana de Vela de Ilhabela é conhecida por ser divertida e muito tática, com alto nível de competidores, o que a torna ainda mais interessante.
A competição começa no domingo, 24 de julho, com a tradicional regata Alcatrazes por Boreste – 100 anos Veleiro Atrevida – Marinha do Brasil. No mesmo dia, serão realizadas as provas Toque–Toque por Boreste, com 25 milhas náuticas, e a Renato Frankenthal, exclusiva para HPE25, com 10 milhas náuticas. Ao longo da semana, serão realizadas regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha. Serão três tipos: percursos longos, médios e barla-sota (entre boias).
Desde que se tornou internacional nos anos 1990, a Semana de Vela de Ilhabela atrai tripulações de vários países, como Chile, Argentina e Uruguai, devido ao forte nível técnico e ao clima mais ameno no inverno brasileiro, diferente do que ocorre nesses países sul-americanos. A última conquista 100% estrangeira da competição foi do uruguaio Cristabella, que levou o título geral em 2015. Em 2017, o Phoenix emprestou seu modelo Carabelli 30 ao time argentino do Mad Max de Julián Somodi, que venceu entre os 30 pés.