Fala ai galera, tudo certo? Eu sou o Vini Lopes, aqui do DC e venho aqui hoje na minha coluna de Animes & Mangás para lhes trazer uma nova série, Explicando Clássicos, e o clássico da vez é nada mais nada menos que Dragon Ball, então sem mais delongas, vamos começar do começo.
Dragon Ball é uma série que teve seu início lá em 1986, e foi pensado por Akira Toriyama, a história é baseada na Lenda chinesa do Rei Macaco, ou seja, provavelmente não era pra se tornar oque se tornou, e porque eu digo PROVAVELMENTE e não afirmo?
Simples, porque as continuações foram todas feitas por livre espontânea pressão dos fãs, então a continuação foi lançada, Dragon Ball Z, mas vamos lá, vou dividir a ordem das coisas:
- Dragon Ball
- Dragon Ball Z
- Dragon Ball GT
- Dragon Ball Super
Vamos começar pelo começo né? Vou dar uma palhinha pra vocês pensarem se vão querer assistir ou não.
1- Dragon Ball
Lançado: 1986
Episódios: 153
Onde assistir: Globoplay ou Crunchyroll
Temos o pequeno Goku como protagonista, ele foi criado nas montanhas pelo seu avô Gohan, um dia ele conhece uma garota chamada Bulma, que está procurando as 7 esferas do dragão, ela já tem uma e Goku outra, após ela convencer Goku a ir com ela, sua jornada começa cheia de aventuras e desventuras começa.
ALTAMENTE RECOMENDO
2- Dragon Ball Z
Lançado: 1989
Episódios: 291
Onde assistir: Existem vários sites de animes pela internet, mas nas plataformas streamings não tem disponível. (sinceramente acho isso injusto)
Continuação de Dragon Ball, dessa vez lançado em 1996, já temos um Goku adulto e com um filho.
Dessa vez temos uma surpresa, aparentemente Goku tem um irmão, e não bastando somente isso ele também não é humano… (bom… já era de se esperar de um garoto que possui um rabo de macaco.) ele na verdade é de uma raça alienígena chamada Sayajin.
3- Dragon Ball GT
Lançamento: 1996
Episódios: 64
Onde assistir: (Não disponível em plataformas streaming)
ESSE EU AMO, APESAR DE MUITOS FÃS ODIAREM, mas não julgo já que tem um grande ponto pros fãs não gostarem… Além de ser bem menor dentre todos, Dragon Ball GT na verdade não é original… ou seja… NÃO FOI O AKIRA QUEM CRIOU.
VOCÊ NÃO LEU ERRADO NÃO, QUEM CRIOU A HISTÓRIA FOI UM FÃ CHAMADO “TOYOTARO”. O trabalho do mangaká ficou tão famoso que logo após ele finalizar esse universo inteiro de Dragon Ball GT ele foi notado pelo Akira Toriyama e foi convidado para trabalhar junto com ele na criação de personagens e histórias para o futuro canônico de Dragon Ball.
4- Dragon Ball Super
Lançado: 2015
Episódios: 131 (ainda não esta confirmado, mas provavelmente ainda vão continuar adaptando o mangá… só não divulgaram ainda)
Onde assistir: (Não disponível em plataformas streaming)
Aqui temos uma continuação de Dragon Ball Z de aproximadamente quatro anos, ou seja, veja nessa sequencia que eu indiquei (GT é opcional).
Aqui temos Goku um pouco mais próximo de sua família… pelo menos por uns 2 episódios, depois ele some pra treinar igual sempre fez.
Além de claro ser um clássico nos GAMES, praticamente TODAS as plataformas possuem um jogo de Dragon Ball desde o seu lançamento do clássico até o seu momento atual.
O jogo que mais marcou a infância dos fãs foi sem dúvida nenhuma Dragon Ball Budokai Tenkaichi 3 pro PS2 (ÓBVIO QUE EU ME INCLUO NESSA HEHE):
Esse jogo continha todos os personagens da época, desde o Dragon Ball Clássico até o GT, sim, o GT foi incluso nisso de tão famoso que ficou.
Poderia ficar aqui até amanhã dizendo o quão incrível esse anime é, apesar de que para muitos esse anime é só um desenho onde os personagens ficam se batendo o tempo todo, existe sim uma história por trás, e também tem o fator de influenciar uma vida saudável de treinamento para os jovens.
Não posso deixar de comentar que por conta da dublagem esse anime fez MUITOS DUBLADORES FICAREM ZILHÕES DE VEZES MAIS RECONHECIDOS DO QUE JÁ ERAM, influenciaram uma geração inteira, me fizeram até querer ser dublador uma época pra vocês terem noção.
Alguns dos dubladores que marcaram essas gerações inclusive já até morreram, e eu me emociono muito de poder escrever sobre isso, porque querendo ou não foi o que fez a chave virar pra eu entrar no mundo da comunicação. Mas não vamos enrolar né? Os dubladores principais dessa história foram:
Úrsula Bezerra – Goku Criança
Tânia Regina Gaidarji – Bulma
Gileno Santoro – Mestre Kame
Fábio Lucindo – Kuririn
Luiz Antônio Lobue – Piccolo
Márcio Araújo – Yamcha
Alexandre Marconato – Tenshin-han
Wendell Bezerra – Goku Adulto
Fátima Noya – Gohan Criança
Alfredo Rollo – Vegeta
Silvio Giraldi – Adolescente
Marcelo Campos – Trunks do Futuro
Infelizmente dessa lista o Mestre Kame já nos deixou, e foi uma enorme perda para os fãs, até pra mim foi difícil acreditar, no fim a gente esquece que aquela voz por trás de um personagem é também gente como a gente, e no fim fica a dúvida, “Quem vai ser a nova voz do Mestre Kame assim que estiverem animando a continuação de Dragon Ball Super? E ela conseguirá substituir a voz “original”?”.
Mas enfim, chegamos ao fim, e eu espero que eu tenha despertado seu interesse em assistir esse clássico, aguardem o próximo clássico.
Eae? Consegue adivinhar o próximo?