A Casas Bahia tem investido cada vez mais no universo gamer, e isso tem se refletido em um crescimento de 65% no engajamento total absoluto nas redes sociais em relação a 2020, antes do reposicionamento da marca. Além disso, a saúde geral da marca saltou de 56% em 2020 para 80% em 2022. A rede lançou seu brand persona, CB, que se tornou o primeiro streamer virtual no metaverso em 2021, e seu engajamento digital só cresce desde então. O Instagram da rede, que tem o perfil comandado pelo personagem virtual, conta com 3,5 milhões de seguidores e está no quarto lugar no ranking dos influenciadores digitais mais seguidos do mundo.
Com uma linguagem jovem e irreverente, o CB fala sobre diversos temas, desde sustentabilidade até tendências pop e universo gamer. Ele tem a importante missão de transmitir a mensagem da “nova Casas Bahia”, que está cada vez mais digital, inovadora, mas continua próxima e acessível a todos. Segundo Flavia Laginha, gerente executiva de marketing da Via, a estratégia permitiu que a Casas Bahia se aproximasse da Geração Z, um público que até então a rede tinha pouca penetração.
De acordo com uma pesquisa da Comscore, que apresenta informações sobre engajamento dos avatares digitais no período de agosto de 2022 até fevereiro de 2023, o CB é o influenciador digital com maior número de engajamento do mercado gamer, com mais de 3 milhões de ativações e 8 milhões em audiência.
Desde que anunciou o streamer Nobru como Head Criativo de games, em 2021, a Casas Bahia vem criando um conjunto de ações para conectar a marca ao universo de games, como a transformação do CB no primeiro personagem virtual a ser um streamer gamer do metaverso, realizado em fevereiro de 2022. O CB também participa de projetos gamers como porta-voz da Casas Bahia, como quando recebeu o Gorila, streamer do Fluxo, para jogar em um formato até então inédito de live no metaverso por meio do TikTok, em setembro de 2022.
A rede promove eventos focados no universo gamer. A primeira edição do Festival Gamer foi realizada em fevereiro de 2022 na unidade Casas Bahia Marginal Tietê e desde então sempre traz novos eventos dentro da loja conceito, localizada em São Paulo. Em novembro de 2022, a loja foi palco do lançamento do jogo “God Of War: Ragnarök” no Brasil, e mais de 1,5 mil fãs do universo gamer compareceram à loja para garantir o produto em primeira mão, além de ganhar brindes exclusivos de marcas parceiras e interagir com os dubladores do jogo que estavam no local.