No dia 14, às 11 horas, será inaugurado o primeiro estúdio com tecnologia Dolby Atmos na favela de Vigário Geral. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a CrespoMusic, um selo musical do grupo cultural AfroReggae em conjunto com a Chantilly Produções, Universal Music Publishing, Virgin Music Brasil e União Brasileira dos Compositores (UBC). O objetivo é apoiar e desenvolver talentos artísticos locais, começando por Vigário Geral, para transformar a vida dos jovens das favelas do Rio. O estúdio será instalado no Centro Cultural Waly Salomão e contará com infraestrutura adequada para receber diferentes públicos.
Segundo William Reis, coordenador executivo do AfroReggae, o estúdio será um sonho realizado para aqueles que não têm acesso ao mercado da música. O objetivo é receber cantores de diferentes gêneros musicais, como rap, gospel, funk, trap, rock e mpb, e oferecer serviços de alta qualidade e tecnologia para quem quer investir em sua carreira artística.
O produtor musical Ricardo Chantilly, que já produziu grupos nacionais de sucesso, como Jota Quest e O Rappa, ressalta que o estúdio irá gravar, mixar em Atmos e dar suporte aos artistas em suas carreiras empresariais e de planejamento. A intenção é caminhar junto com os jovens talentos que se destacarem e ajudá-los em suas trajetórias artísticas.
Além disso, a parceria entre a Chantilly Produções e o Grupo Cultural AfroReggae também é responsável pelo AfroGames, o primeiro centro de formação de atletas de e-sports em favelas do mundo. O projeto capacita e profissionaliza jovens para atuar em esportes eletrônicos, promovendo a diversidade, a transformação social e a geração de renda.
Miguel Cariello, diretor-geral da Virgin Music Brasil, destaca que a parceria com o AfroReggae contribui para o propósito da organização em promover a inclusão e justiça social por meio da arte, cultura afro-brasileira e educação. O Grupo Cultural AfroReggae, que celebra 30 anos este ano, é referência mundial em inclusão social por meio da arte e educação. Em 2015, o grupo integrou a campanha Metas Globais da ONU, comprometendo-se a combater a pobreza extrema e a desigualdade.