Museu das Culturas Indígenas oferece curso gratuito para árbitros de futebol

O Museu das Culturas Indígenas (MCI), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim, está oferecendo um curso gratuito de formação para árbitros de partidas de futebol não profissional para indígenas com idade a partir de 16 anos. As inscrições podem ser feitas online e o curso será ministrado entre os dias 21 e 23 de abril, nas dependências do MCI, na zona oeste da capital paulista, em parceria com a Associação de Árbitros de Piracicaba e Região, por meio da Escola de Árbitros João Paulo Araújo, e com a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. O coordenador da formação, Douglas Roberto Maffei, explica que os participantes poderão atuar em qualquer partida de futebol não profissional, como os jogos escolares, regionais, abertos e da juventude, organizados pelo governo estadual, campeonatos e festivais realizados por clubes, prefeituras, empresas e ligas esportivas.

O curso, que não credencia ao futebol profissional, terá como conteúdo a origem do futebol, administração do desporto, função do I. board, noções do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (artigos relacionados à arbitragem), ética, princípios da Lei do Jogo, regras do jogo, preenchimento de súmulas e relatórios. Os participantes também terão aula prática para a melhoria das técnicas de integração árbitro/assistentes, além de aprender sobre sinalizações, uso do apito, postura e comunicação corporal. Para participar do curso, é necessário que os indígenas interessados tenham mais de 16 anos e, no caso de menores de 18 anos, autorização dos responsáveis, além de apresentar documento de anuência da liderança da aldeia/território ou declaração da FUNAI. É preciso também estar apto fisicamente a desempenhar atividade de arbitragem, o que inclui capacidade de correr longas distâncias.

Iniciativa do MCI faz parte do Abril Indígena e oferece vagas para pessoas a partir de 16 anos, com certificado aos participantes. Inscrições estão abertas e devem ser realizadas aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui