Estudos mostram que um dos principais objetivos dos autores de ataques em escolas é ter maior notoriedade. Por conta disso, recentemente, muitas empresas jornalísticas deixaram de mostrar imagens e divulgados, o perfil de quem ataca escolas fica bem evidente: jovens brancos e do sexo masculino.
Isso merece nossa atenção, porque as características não são mera coincidência e refletem um problema profundo da nossa sociedade e que tem tudo a ver com questões de gênero. Vamos te explicar os principais pontos dessa discussão!
Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) analisaram o perfil dos jovens responsáveis por atentados contra a vida em escolas brasileiras nos últimos 21 anos. O gosto pela violência e o culto às armas é um ponto muito comum entre os agressores. Suas relações interpessoais são muito restrita, ou seja, eles não são populares e suas maiores interações acontecem no digital. Além da falta de perspectiva em relação ao futuro, alguns deles apresentam históricos de violência doméstica.
Outro fator comum a todos eles, de acordo com a pesquisa, é a misoginia e a masculinidade tóxica. “Esse ódio, ele é reforçado nos grupos de conversas, de plataformas de conversas de gamers, várias mídias sociais que eles têm acesso”, explicou a mestranda em Educação pela Unicamp e uma das autoras do estudo, Cleo Garcia, em entrevista à Agência Brasil.
Mas por que os garotos são mais violentos?
Desde muito cedo, os meninos são apresentados a ideia de que ser homem é sinônimo de ter virilidade, força e vigor. Na busca desse ideal de masculinidade, padrões violentos vão fazendo parte da construção da identidade deles, que são desencorajados a expressar seus sentimentos e, muito menos, chorar.
“Por isso, muitas vezes, essa masculinidade tóxica exige que os meninos tenham um comportamento agressivo para esconder frustrações, fraquezas, sinais de depressão e ansiedade”, diz Sergio Barbosa, professor de Filosofia.
Os ataques nas escolas são um reflexo extremo disso, mas o professor diz que o problema está presente no ambiente escolar todos os dias. “Mesmo nos casos que não tem o ataque e a morte física, existem adolescentes pensando diariamente em eliminas gays, lésbicas, pessoas com deficiência e mulheres – e na maior parte das vezes, quando isso é identificado, já é tarde demais”, diz.