A SAGA, a maior rede de escolas de games e arte digital do Brasil, lançou recentemente um novo curso que combina educação, entretenimento, games e produção de conteúdo para preparar os alunos para os desafios de um atleta profissional de eSports. O curso, chamado WARMUP FORTNITE, é a primeira etapa da Divisão Gamer da SAGA, que visa apresentar aos estudantes um futuro em que os jogos eletrônicos são uma possibilidade real de carreira e uma ferramenta social transformadora. O fundador e CVO da SAGA, Alessandro Bomfim, acredita que o segmento de eSports é uma realidade em todo o mundo, com inúmeras oportunidades profissionais, uma comunidade de centenas de milhões de pessoas e uma receita anual de mais de US$1 bilhão. A SAGA espera ajudar jovens a realizarem seus sonhos de trabalhar nesse meio por meio deste novo curso.
O novo curso pode ser feito de forma on-line ou presencial nas unidades SAGA, é dividido em cinco módulos. Confira os módulos estão divididos da seguinte maneira:
1) História do E-Sports (8 aulas/10 horas): No módulo inaugural, o aluno é apresentado a um breve resumo da história dos esportes eletrônicos, desde suas origens até a popularidade na atualidade. Entre outros conteúdos, oferece aos estudantes uma compreensão macro sobre as diferentes modalidades competitivas, organizações esportivas, mercado e regulamentação.
2) Jornada do Atleta (24 aulas/30 horas): Subdividido em três etapas, explora valências importantes para a trajetória profissional de um jogador. Na primeira parte, os alunos têm aulas práticas de como obter as melhores configurações do jogo e desenvolver as habilidades mecânicas dentro do sistema. Depois, são introduzidos às percepções de decisões e raciocínio lógico durante as partidas. Por fim, recebem aulas teóricas sobre a saúde, rotina, carreira e mentalidade de um atleta.
3) Estratégia e Análises (32 aulas/40 horas): Neste módulo, os alunos recebem estudos de casos dos maiores jogadores de Fornite do mundo, com detalhes quadro a quadro de suas estratégias básicas, inovadoras e profissionais em diferentes momentos e situações de jogo. Depois, o aluno deve reproduzir os ensinamentos em situações de partida reais durante as aulas.
4) Jogando em Equipe (24 aulas/30 horas): Na penúltima fase do curso, o trabalho em equipe é estudado e praticado. A partir dos diferentes modos de jogo, como duo, trios e esquadrões, os alunos têm suas capacidades de liderança e trabalho em grupo testadas. Entre outras habilidades, aprendem a definir rotas, funções, pontos de coleta e inventário.
5) Live Stream (8 aulas/10 horas): No último módulo, os alunos têm aulas práticas e técnicas com transmissão ao vivo de suas partidas. Nesse momento, todo o aprendizado dos módulos anteriores é testado, inclusive as escolhas dos melhores equipamentos, configurações, planejamento e produção de conteúdo.