Sobre o povo Kambeba que usa Samsung Galaxy em sua luta

A série de minidocumentários Voices of Galaxy visitou a aldeia Tururkari-Uka, lar da etnia Kambeba, localizada na região amazônica entre o Brasil e o Peru, para investigar como a tecnologia pode ajudar a combater o desmatamento. O vídeo apresenta Uruma e Taissa Kambeba, pai e filha que usam seus smartphones Samsung Galaxy para mapear e denunciar ações ilegais em seu território. Utilizando o aplicativo “Tô no Mapa“, eles tiram fotos para marcar as áreas afetadas por desmatamento e, assim, processar as denúncias pelas autoridades locais. Antes da popularização dos recursos digitais, as denúncias eram feitas por meio de cartas e ligações telefônicas, mas agora Uruma pode facilmente fotografar e enviar denúncias em tempo real.

Uruma luta pela proteção da floresta há mais de 20 anos e sabe que a tecnologia pode agilizar o contato entre a aldeia e as entidades de proteção. Para ele, o uso do celular e do aplicativo torna tudo mais fácil, desde fotografar até enviar as denúncias. Taissa acompanha Uruma em suas atividades e já é considerada uma jovem liderança em formação. Além de usar as redes sociais para divulgar sua cultura, ela também escreve poemas e clama pelo espírito da mata para que possam cuidar da natureza.

Proteger a floresta é fundamental para o povo Kambeba, assim como para outros povos indígenas no Brasil, pois tiram todo o seu sustento da mata. Desde a pesca, caça e agricultura para alimentação até a colheita de sementes, penas e outros itens para artesanato. Para eles, a proteção da floresta não é apenas uma questão ambiental, mas também uma questão de preservação de sua cultura e modo de vida. Como diz Uruma, a cada árvore em pé, uma vida é salva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui