O MITA – Music is the Answer está de volta em sua segunda edição e, desta vez, está totalmente focado na inclusão. O festival acontecerá nos dias 27 e 28 de maio no Rio de Janeiro e nos dias 03 e 04 de junho em São Paulo. O objetivo é proporcionar a maior acessibilidade possível para permitir que todos possam desfrutar dos shows com conforto e segurança e ser quem são.
Serão criados dois espaços PCDs dentro do evento, um para cada palco, com grades rebaixadas para melhor visualização, cadeiras especiais para pessoas com obesidade, audiodescrição e uma plataforma que vibra acompanhando a música. Além disso, haverá tomadas disponíveis para quem precisar de equipamentos de suporte. A CEO do Looklittle e embaixadora do MITA, Rebeca Costa, que tem nanismo, afirmou que o festival é um dos maiores do Brasil a focar na acessibilidade e promover a liberdade de ir e vir sem precisar de alguma dependência, acolhendo todos, independentemente de suas limitações.
O MITA conta com orientadores experientes em atendimento a pessoas com deficiência desde a entrada até os espaços adaptados. Eles estarão identificados com pulseiras e ajudarão o público e seus acompanhantes durante toda a experiência. QR Codes serão distribuídos na entrada para acessar um vídeo com informações gerais e de segurança em Libras e Áudio descrição, como a localização dos banheiros, a lista e os horários das atrações de cada palco e os recursos de acessibilidade disponíveis. Os telões do local exibirão traduções em Libras dos shows em tempo real, e cadeiras motorizadas estarão disponíveis para empréstimo a quem tiver dificuldade de locomoção.

Nos pontos de venda de alimentos e bebidas, haverá balcões rebaixados e informações em Braile e com acesso via QR Code para facilitar a compra. Um piso tátil será instalado em pontos estratégicos para facilitar o deslocamento de deficientes visuais durante o festival, e todas as ativações promocionais terão acesso por rampas.
Além disso, o MITA continuará comprometido com a responsabilidade social e ambiental e terá uma área para a reflexão e discussão sobre a importância da atuação de toda a sociedade em ações de responsabilidade social e ambiental. O festival oferece a opção de compra do Ingresso Social, com preço especial, que tem parte do valor arrecadado destinado às instituições parceiras do evento. O Instituto Vida Livre e The Friendship Circle estarão presentes nas edições do Rio de Janeiro e São Paulo para apresentarem suas propostas de ação, projetos desenvolvidos e resultados alcançados. O objetivo é gerar mudança e transformação na vida das pessoas e impactar positivamente a sociedade, as comunidades e o planeta.
Ingressos
RIO DE JANEIRO
Data dos shows: Dias 27 e 28 de maio
Abertura dos portões: 11h
Horário dos shows: a partir das 12h
Local: Jockey Clube – Praça Santos Dumond, número 31, Gávea, Rio de Janeiro – RJ
Ingressos: A partir de R$ 425.
Classificação etária: Acima de 16 anos desacompanhado. De 5 a 15 anos é obrigatória a presença de um responsável legal.
Venda de ingressos online: site da Eventim
SÃO PAULO
Data dos shows: Dias 03 e 04 de junho
Abertura dos portões: 11h
Horário dos shows: a partir das 12h
Local: Novo Anhangabaú – Vale do Anhangabaú, centro histórico de São Paulo
Ingressos: A partir de R$ 425
Classificação etária: Acima de 16 anos desacompanhado. De 5 a 15 anos é obrigatória a presença de um responsável legal.
Venda de ingressos online: site da Eventim