A Fundação Padre Anchieta e o Museu do Ipiranga uniram forças para promover um novo projeto cultural em São Paulo: o Música no Museu, com a participação da Brasil Jazz Sinfônica. Em 2023, serão realizados quatro concertos gratuitos com a orquestra, apresentando ao público diversos momentos da música popular brasileira.
Na estreia, em 20 de maio, a Brasil Jazz Sinfônica irá apresentar um repertório especial focado na produção musical brasileira do período imperial. Esse repertório incluirá composições do Padre José Maurício, um influente músico da corte real portuguesa que veio para o Brasil em 1808, assim como peças de Carlos Gomes, Joaquim Antonio Callado e Chiquinha Gonzaga. O concerto será regido pelo maestro João Maurício Galindo e faz parte da programação da 21ª Semana Nacional de Museus.
Os próximos concertos da Brasil Jazz Sinfônica no Museu do Ipiranga acontecerão em 8 de julho, 23 de setembro e 25 de novembro. O auditório do Museu tem capacidade para 200 lugares. Os ingressos são gratuitos e limitados, devendo ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Museu. Cada pessoa terá direito a um convite.
Segundo Fábio Chateaubriand Borba, diretor-executivo da Brasil Jazz Sinfônica, essa parceria pretende levar a orquestra para novos palcos e oferecer ações educativas ao público sobre a origem da música popular brasileira. Ele ressalta que o primeiro registro conhecido da música genuinamente brasileira remonta ao início do século XIX, durante o Império, e a Brasil Jazz Sinfônica, em parceria com o Museu do Ipiranga, está comprometida em apresentar e revelar esse repertório de músicas do Império brasileiro de maneira inédita.
Borba enfatiza que essa é uma iniciativa inovadora. “Nenhuma outra orquestra executou esse repertório, e fazer isso no Museu do Ipiranga, um espaço que abriga um acervo dedicado a um importante capítulo de nossa história, será uma experiência fantástica para a Brasil Jazz Sinfônica“.
Essa apresentação faz parte do programa Música no Museu, que incluirá quatro concertos musicais, com curadoria específica e relacionados às temáticas das exposições do Museu. Rosaria Ono, diretora do Museu do Ipiranga, comenta que a intenção é ampliar a programação cultural do Museu e destaca a riqueza dessa parceria. Ela ressalta que, com essa série de concertos, eles estão promovendo o diálogo entre as linhas de pesquisa curatorial do Museu e outras formas de expressão artística. Além disso, estão planejadas várias outras atividades ao longo de 2023 nessa mesma direção.
A parceria entre o Museu e a Brasil Jazz Sinfônica foi estabelecida em dezembro do ano passado por meio de um convênio com a Fundação Padre Anchieta. Esse convênio também prevê exibições especiais e comentadas da minissérie.
SERVIÇO
Música no Museu apresenta: Brasil Jazz Sinfônica
20 de maio, sábado, às 16h
Entrada gratuita — distribuição de ingressos 1h antes do espetáculo
Capacidade: 200 lugares
Duração: aproximadamente 1h30
Classificação indicativa: Livre
Museu do Ipiranga
Terça-feira a domingo, das 11h às 17h
Rua dos Patriotas, nº 20