A luta antimanicomial e o legado da Dra. Nise da Silveira têm sido uma fonte inspiradora para o espetáculo “Ouvindo Vozes“, atualmente em cartaz na cidade de São Paulo. Esta peça conta a história de três pessoas que eram pacientes do antigo Hospital Psiquiátrico Engenho de Dentro, hoje chamado Instituto Municipal Nise da Silveira, em Engenho de Dentro, Rio de Janeiro. A direção é de Marta Baião, a história é escrita por Lucaz Eusébio e Marta Baião e a produção é da Pião Produções Artísticas.
Nesse local, especializado em tratamento de transtornos mentais e berço de importantes conceitos da luta antimanicomial promovida pela Dra. Nise da Silveira, esses indivíduos descobriram uma centelha de vida. Através da excepcional interpretação dos atores Everton Santos, Rogério Nascimento e da atriz Juliana Morelli, o público é convidado a embarcar em uma jornada poética que recria essas histórias, desafiando as convenções sobre o que se considera “loucura”.
“Ouvindo Vozes” é uma narrativa que convida o espectador a participar ativamente. A situação proposta exige reflexão individual, em um momento em que a sociedade está clamando por transformação. Nas palavras da diretora, “Parafraseando o cordelista Chico Salles, falamos do bom senso expressado na loucura, desatino de um tempo desigual, onde se mistura estupidez com genialidade.”
Além de oferecer uma perspectiva artística sobre o tema, as sessões deste espetáculo incluem a presença de psicólogos e arte terapeutas. Essa presença serve não apenas para enriquecer o debate, mas também para sensibilizar o público sobre a importância contínua da luta antimanicomial. Este projeto foi contemplado pela 2ª edição do Edital de Apoio a Projetos Culturais de Múltiplas Linguagens da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o que possibilitou a realização de apresentações gratuitas em espaços públicos. Consulte a agenda abaixo para saber mais sobre as datas e locais das apresentações.
AGENDA DE APRESENTAÇÕES
SETEMBRO
04/09/23 (segunda-feira) – SPVV Projeto Vida às 18h
Rua Cachoeira Alta, 479 – Itaim Paulista – São Paulo/SP
Psicóloga: Iyalorixá Mãe Cláudia de Oyá
13/09/23 (quarta-feira) SASF Sinhá às 15h
Rua General Porfírio da Paz, 1616 – Vila Bancária – São Paulo/SP
Psicólogo: Guilherme Ray
14/09/23 (quinta-feira) Casa de Cultura São Rafael às 14h
Rua: Quaresma Delgado, 354 – Jardim Vera Cruz – São Paulo/SP
Arteterapeuta: Monica Soares
16/09/23 (sábado) – CEU SÃO MIGUEL às 18h
R. José Ferreira Crespo, 471 – Jardim São Vicente – São Paulo – SP
Psicólogo: Iyalorixá Mãe Cláudia de Oyá
20/09/23 (quarta-feira) E.E. Jardim Iguatemi às 20h
Rua Confederação dos Tamoios, 182 – Jardim Iguatemi – São Paulo/SP
Psicóloga: Eliane Cardoso
21/09/23 (quinta-feira) Espaço Pião Produções Artísticas – às 20h
Avenida Sapopemba, nº 9 335 – Sala 2 – Vila União – São Paulo/SP
Psicóloga: Cristina Melo