Minha honesta reação ao ler essa mensagem na home do site.
E ai? Acho que não preciso nem dizer que eu estou um pouco triste em estar escrevendo isso, né? Bom… basicamente o site que eu uso para ler meus mangás (Mangá Livre) foi derrubado, e hoje eu to aqui pra explicar o porque ele foi derrubado e o que os donos estão fazendo para que isso seja resolvido.
Dia 18 de Outubro lá estava eu indo ver se tinha algum capítulo novo de algum dos mangás que eu leio e infelizmente me deparei com aquela mensagem:
Página principal do site assim que você abre: “A Plataforma encontra-se indisponível”
Obviamente eu pensei: “Ah… isso já aconteceu algumas vezes, daqui a pouco volta…”
Hoje fazem 4 dias que o site saiu do ar… e oque eu estou sentindo? Tristeza pelo site estar tentando se recuperar, mas eu não perdi tempo e já achei outros sites pra continuar lendo do capítulo onde eu parei.
No dia que o site saiu do ar, o grupo do site publicou em seu Twitter:
Site está indisponível no momento após as grandes remoções de DMCA, estamos trabalhando para retornar as atividades mas sem data ao momento. Lembrando, são muitas obras, site é muito grande, leva tempo. Estaremos com status offline no site.
Bom… eles estão trabalhando duro no processo de recuperação do site, mas a principal teoria para a causa do site ter sido derrubado foi que os mangás que tem no site, não possuem traduções oficiais, ou seja, teoricamente é ilegal, bom… que eu saiba não existem leis que proíbam tradução de qualquer conteúdo pela internet, tanto que as scans tem um lema:
“Feito de fã para fã”
E até hoje, que eu saiba, nenhum outro site de mangás foi derrubado.
Bom… não vamos parar de torcer para que isso seja resolvido logo, né? Se assim como eu você é fã de animes e mangás, então fica ligado que assim que o site do Mangá Livre voltar, eu trarei boas notícias, FUI!