O TikTok, a sensação das redes sociais, lançou recentemente o aguardado Relatório “Music Impact“, produzido pela renomada Luminate, especialista em dados e pesquisas sobre entretenimento. A intenção do relatório é analisar como o TikTok e sua comunidade têm moldado a indústria musical, influenciando a descoberta de músicas, os hábitos de consumo e a receita global da indústria.
A pesquisa, conduzida ao longo de 12 meses, entre 1º de julho de 2022 e 30 de junho de 2023, teve como foco os dados dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Brasil, Indonésia e dados globais. Vamos conferir os principais achados para o mercado brasileiro:
– Streaming em Alta: Os usuários do TikTok no Brasil estão arrasando quando o assunto é streaming musical. Nada menos que 92% deles utilizam versões gratuitas ou pagas de serviços de streaming, superando a média nacional de 84%.
– Público Pagante: Não é só isso, galera! Os usuários do TikTok têm 37% mais chance de desembolsar uma grana por serviços de streaming musical do que a pessoa média.
– Descoberta de Música em Grande Estilo: Aqui no Brasil, os tiktokers têm 28% mais chance de descobrir novas músicas através dos vídeos curtos, comparados com a média dos usuários dessas plataformas.
– Engajamento Além do Aplicativo: A comunidade do TikTok não para no app. Eles mostram que são fãs de verdade, participando de eventos de música ao vivo e comprando produtos dos artistas. Mais de um terço dos usuários globais marcou presença em shows e comprou merch nos últimos 12 meses.
–Compras em Alta: E não é só show e merch! Os usuários do TikTok gastam mais em música, seja em formatos físicos, cartões-presente ou assinaturas premium. No Brasil, eles mandam ver, gastando 23% a mais do que a média do ouvinte comum.
– Impacto Global: O TikTok não para de bombar e impulsiona o consumo de música pelo mundo. Os usuários são mais propensos a curtir músicas internacionais, abrindo espaço para artistas de gêneros regionais, como Reggaeton, Afrobeats e K-Pop, se tornarem fenômenos globais.
– Pegada Internacional: Falando em internacional, os usuários do TikTok têm mais chances de priorizar “acesso a músicas de artistas globais” ao escolher um serviço de streaming. No Brasil, impressionantes 64% dão esse destaque, superando a média dos ouvintes de música em geral.
O TikTok não é apenas um app, é uma revolução musical que está mudando o jogo e levando o som brasileiro e internacional para novos horizontes. Quem diria que em 15 segundos de vídeo poderíamos ter tanto impacto musical? É o TikTok mostrando que veio para ficar!