Quatro estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo, lá no Campus Vila Velha, estão com tudo! Eles foram destaque no Solve For Tomorrow Brasil de 10 anos com um projeto top de uma biofábrica sustentável, levando o prêmio da galera na categoria Júri Popular. A Samsung, que organiza esse rolê de cidadania corporativa em parceria com o Cenpec, tem como foco incentivar alunos e professores do ensino público a criar soluções para os pepinos da sociedade, tudo na pegada STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Nós fomos lá trocar ideia com essa galera.
Solta o play!
Os alunos mitaram no desenvolvimento de um protótipo que manda ver na batalha contra a contaminação da água, e ainda por cima, é baratinho. A ideia é ajudar os agricultores a largarem os agrotóxicos e aderirem às biofábricas sustentáveis. A parada surgiu durante uma aula prática, quando os alunos foram desafiados a pensar fora da caixa e encontrar maneiras de dar um chega pra lá nos agrotóxicos, que só causam problema.
A professora Marcela Ferreira Paes, que é a mentora desse squad, explicou que o projeto é puro sucesso, reduzindo o uso de agrotóxicos e, consequentemente, o consumo pela comunidade. Eles bolaram um esquema simples para descontaminar a água, conversaram com os agricultores e construíram o protótipo. A parada foi toda validada com quem realmente manda no pedaço.
Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil, mandou ver nos elogios: “A equipe de Vila Velha arrebentou nessa 10ª edição do programa. Estamos muito satisfeitos com o resultado e botamos fé no potencial desses jovens para fazer a diferença na comunidade”.
A diretora executiva do Cenpec, Beatriz Cortese, também não ficou para trás, destacando que o projeto é fera porque une sustentabilidade e saúde, ainda conectando a escola com a comunidade.
Na fase de mentoria, antes do prêmio, a professora contou que foi um gás a mais para a equipe, dando uma visão diferente do que podia ser melhorado. “Queremos aplicar esse protótipo na sociedade de verdade, e as mentorias foram essenciais, principalmente para encarar o produto de frente com a sociedade”, explicou.
E olha que a saga desses alunos vai além! Eles já levaram prêmio internacional em Portugal e agora brilharam no Solve For Tomorrow Brasil. A educadora destaca a importância de incentivar ciência e tecnologia entre os estudantes do ensino médio, transformando eles de meros consumidores de conteúdo em aplicadores práticos do saber. “Estamos muito felizes e orgulhosos pela trajetória. O esforço e o trabalho valeram a pena”, concluiu.
#InovaçãoNaEducação, #CiênciaeTecnologia, #OrgulhoIFES
O Solve For Tomorrow tá no Brasil desde 2014 e, na 10ª edição, teve um aumento monstro de 50,92% no número de alunos inscritos, comparado ao ano passado. A iniciativa já envolveu mais de 173 mil estudantes, 36 mil professores e 6.600 escolas públicas. Em 2023, a parada contou com uma programação diversa, cheia de webinars, workshops e mentorias para dar aquela força nos projetos. Quer saber mais? Clica aqui para conhecer os 10 projetos que lacraram nessa edição.
A edição brasileira do Solve For Tomorrow contou com uma rede de parceiros de respeito, incluindo a representação no Brasil da UNESCO, a Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e a OEI, além do apoio do Consed e a coordenação geral do Cenpec.
Para saber mais sobre o programa, acesse Link ou acompanhe o Solve For Tomorrow nas redes sociais. A iniciativa está presente no Facebook, Instagram e YouTube.
VENCEDORES NACIONAIS
1º LUGAR
NanoFotoCream: antioxidante, fotoprotetor com ação repelente.
A equipe elaborou um creme multifuncional à base de extrato de crajiru e óleo de breu capaz de proteger a pele dos raios solares, prevenir doenças como o câncer de pele, o envelhecimento precoce causado pelos radicais livres e que também age como repelente contra insetos vetores de doenças tropicais.
Professor(a) orientador(a): Minelly Azevedo da Silva
Professor(a) parceiro(a): Márcia Bay
Instituição de ensino: IFRO – CAMPUS PORTO VELHO CALAMA
Cidade: Porto Velho
Estado: RO
2º LUGAR
Produção de biogás e biofertilizante: alternativa sustentável na comunidade
A equipe desenvolveu um biodigestor que produz biogás e biofertilizante a partir da biomassa do aguapé (um tipo de planta aquática) e de bactérias metanogênicas, que geram gás metano.
Professor(a) orientador(a): Geovane Santos Muniz
Instituição de ensino:CENTRO DE ENSINO SABINO BARROS – ANEXO I – JACARE
Cidade: Penalva
Estado: MA
3º LUGAR
Produção de Combustível Sólido de Alto Rendimento com Cascas de Coco e Serragem
Em busca de uma alternativa ao gás tradicional de cozinha, a equipe desenvolveu um combustível sólido à base de serragem e casca de coco. O objetivo é promover o acesso à energia de forma sustentável e com preço acessível.
Professor(a) orientador(a): Lute Rafael de Souza
Professor(a) parceiro(a):Ivonete Carvalho de Oliveira
Instituição de ensino: CENTRO DE ENSINO CASEMIRO DE ABREU
Cidade: Tutóia
Estado: MA
VENCEDORES PELO JÚRI POPULAR
Biofábrica sustentável: produção de bioinsumos agrícolas
Em busca de uma alternativa aos agrotóxicos e pesticidas comuns, a equipe desenvolveu uma biofábrica portátil de baixo custo, semelhante a uma caixa, para a multiplicação de micro-organismos que podem servir de bioinsumo para o combate a pragas no cultivo agrícola.
Professor(a) orientador(a): Marcela Ferreira Paes
Professor(a) parceiro(a): Rafaela Ferreira Emerick Valentim
Instituição de ensino: IFES – CAMPUS VILA VELHA
Cidade: Vila Velha
Estado: ES
PectiVitalis: Revestimento Sustentável Anti-Desperdício para Frutos
Com o objetivo de reduzir o desperdício, a equipe desenvolveu um produto comestível e biodegradável, à base de pectina e outras fibras extraídas do maracujá, que pode ser aplicado em frutas, legumes e verduras para aumentar a vida útil desses alimentos.
Professor(a) orientador(a): Heloina Lopes Capistrano
Professor(a) parceiro(a):Eduardo Henrique da Silva
Instituição de ensino:MARCONI COELHO REIS EEMTI
Cidade: Cascavel
Estado: CE
SPP Sustentável: reciclando no Potengi
A equipe desenvolveu uma miniusina para reciclagem de resíduos da construção civil, com o objetivo de reutilizá-los na produção de materiais de construção sustentáveis ou direcioná-los para áreas de aterro.
Professor(a) orientador(a): Neuber Araújo
Instituição de ensino: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN – IFRN – Campus São Paulo do Potengi
Cidade: São Paulo do Potengi
Estado: RN
MENÇÃO HONROSA
Silêncio consciente: alunos autistas e os ruídos em sala de aula
Com o objetivo de contribuir para um ambiente de aprendizagem benéfico para jovens autistas e conscientizar os(as) demais estudantes sobre a importância de reduzir o volume sonoro, a equipe desenvolveu um dispositivo de monitoramento de ruídos em sala de aula.
Professor(a) orientador(a): Henrique Pereira
Instituição de ensino: E.E. Ângelo Scarabucci
Cidade: Franca
Estado: SP
Imagens, ass. de produção, fotos e edição: Rick Nóbrega
Apoios:
Samsung, que nos cedeu o Galaxy S23 Ultra para as fotos e imagens dessa matéria.
Ótica Jabaquara que me cedeu óculos de grau e escuros para o meu uso diário