A Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) reforça seu compromisso na luta contra o racismo dentro e fora dos campos de futebol. Em parceria com a EA SPORTS, lançaram uma novidade que promete impactar a comunidade gamer apaixonada por futebol: novos equipamentos exclusivos para o modo EA SPORTS FC™ 24 Ultimate Team™, como parte da campanha “Chega de Racismo“.
“Não dá pra tolerar racismo no esporte que tanto amamos. Somos todos diferentes, mas nossa paixão é uma só em cada partida. Violência e discriminação não têm lugar no jogo, nem fora dele. A CONMEBOL está determinada a combater o racismo e promover a diversidade”, afirmou Alejandro Dominguez, presidente da CONMEBOL.
David Jackson, vice-presidente de marca da EA SPORTS FC, também se pronunciou: “A EA SPORTS condena qualquer forma de racismo. Estamos ao lado de parceiros como a CONMEBOL para promover o respeito à diversidade e inclusão. Usaremos nossa plataforma para espalhar essa mensagem importante pelo mundo”.
Durante o período de 21 de março a 12 de abril de 2024, os jogadores e jogadoras do Ultimate Team™ terão acesso aos novos kits, que destacam a multiplicidade de raças e etnias existentes.
Além disso, a CONMEBOL reforçou suas medidas contra o racismo, aumentando as penalidades por comportamentos discriminatórios. A partir de uma alteração no Código Disciplinar em maio de 2022, clubes, atletas, árbitros e torcedores podem enfrentar multas de no mínimo US$ 100.000, além de suspensões de estádios por insultos ou ameaças à dignidade das pessoas.
Com ações como essa, a CONMEBOL continua a educar sobre a importância do respeito à diversidade e convoca todos os envolvidos no esporte a se unirem à campanha e dizerem: Basta de racismo!