28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo: Refugiados, diversidade e luta por direitos

ACNUR/Miguel Pachioni Pessoas refugiadas e profissionais do ACNUR, IFC e de organizações parceiras estarão na Parada do Orgulho LGBT+ neste domingo, em São Paulo.

Neste domingo (02/06), a partir das 10h00, a Avenida Paulista vai pulsar com a 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. E, desta vez, o evento terá um brilho especial: refugiados de diversas nacionalidades, juntamente com profissionais da ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) e da International Finance Corporation (IFC), estarão marcando presença, junto com organizações parceiras.

Um momento imperdível será o discurso de uma refugiada LGBTQIA+ naturalizada brasileira, previsto para as 11h00 no trio de abertura. Sua fala representará a voz de todos os refugiados presentes, destacando a luta e as conquistas dessa comunidade.

Com o tema “Basta de Negligência e Retrocesso Legislativo – Vote Consciente por direitos da população LGBT+”, a parada deste ano reforça a importância das políticas públicas inclusivas. A presença de refugiados LGBTQIA+ nesta discussão é vital para ampliar a diversidade e garantir os direitos de todos.

Davide Torzilli, Representante do ACNUR no Brasil, estará recepcionando os refugiados, reforçando a mensagem que “Direitos LGBTQIA+ são Direitos Humanos”. Esta participação sublinha a necessidade de garantir direitos a todos, independentemente de identidade de gênero, orientação sexual ou nacionalidade.

As comemorações também celebram as vitórias dessa população no Brasil. Em maio de 2023, o Ministério da Justiça e Segurança Pública simplificou os procedimentos para pedidos de refúgio de pessoas LGBTQIA+ vindas de países onde são perseguidas. O Conare reconheceu esses indivíduos como um grupo social merecedor de proteção internacional.

Além da Parada, amanhã, no feriado, acontecerá a 23ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+ no Memorial da América Latina, das 10h às 21h. Um dos destaques será uma empreendedora senegalesa do ramo da moda, que trará suas coloridas estampas e cortes africanos para encantar os visitantes.

Prepare-se para um evento que celebra a diversidade e a inclusão. Não perca!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui