O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) revelou os vencedores do Prêmio Sim à Igualdade Racial de 2024, uma celebração aos líderes e iniciativas que promovem a diversidade e inclusão no Brasil. A festa, que rolou no dia 26 de maio, contou com shows incríveis de Seu Jorge, Alcione, Marcelo D2 e Maria Gadú, e foi um verdadeiro espetáculo!
Grandes Vencedores em Destaque
Os vencedores deste ano mostraram que a diversidade e a inclusão estão com tudo, brilhando em várias áreas como arte, educação, empreendedorismo e liderança. Dá só uma olhada na galera que se destacou:
Pilar de Cultura
– Yacunã Tuxá: A ilustradora indígena do povo Tuxá levou o prêmio na categoria Arte em Movimento, destacando-se por abordar temas de sexualidade e aceitação na comunidade indígena.
– Urihi Ass. Yanomami – “Cost of Gold”: Com a parceria da agência DM9, a campanha publicitária “Cost of Gold” denunciou a exploração ilegal de ouro nas terras Yanomami, ganhando na categoria Destaque Publicitário.
– Fayda Belo: Advogada e escritora, Fayda Belo venceu na categoria Influência e Representatividade Digital por seu trabalho no combate à violência contra a mulher, especialmente entre mulheres negras.
– Luciene Kaxinawá: A jornalista e apresentadora indígena ganhou na categoria Raça em Pauta, destacando-se como comunicadora na Rede de Jovens Comunicadores da Coiab.
Pilar de Educação
– Makira E’ta: A Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas venceu na categoria Educação e Oportunidades, representando diversas organizações e movimentos sociais.
– Erika Hilton: A deputada federal foi homenageada na categoria Inspiração por sua luta em prol dos direitos humanos e LGBTQI+.
– Petronilha Beatriz: Professora e doutora em educação antirracista, Petronilha Beatriz levou o prêmio na categoria Intelectualidade.
Pilar de Empregabilidade
– Mondelez Brasil: A gigante do setor alimentício foi premiada na categoria Comprometimento Racial por suas ações voltadas à equidade racial.
– Vanda Witoto: Primeira vacinada contra a Covid-19 no Amazonas e ativista indígena, Vanda Witoto ganhou na categoria Liderança.
– Day Molina: Estilista indígena, Day Molina venceu na categoria Trajetória Empreendedora, sendo pioneira na representatividade indígena na moda.
Parabéns aos vencedores que, com seus trabalhos e iniciativas, estão moldando um Brasil mais inclusivo e diverso!