Paul McCartney fez história no Maracanã com um show que entrou para o Guiness Book! O ex-beatle é o único grande artista internacional que se aventura além do eixo Rio-São Paulo, e é o popstar gringo que mais conhece o Brasil. Desde o icônico show carioca em 1990, que reuniu 184 mil pessoas, Paul já realizou 36 apresentações em terras brasileiras. E todas essas aventuras estão reunidas no livro Paul McCartney no Brasil, de Leandro Souto Maior, editado pela Garota FM Books. O lançamento vai rolar no Rio de Janeiro, no Culto Bar, no dia 24 de agosto (sábado, às 18h), e em São Paulo, na Patuá Discos, em 31 de agosto (sábado, às 17h). A entrada é gratuita!
Com um prefácio assinado por Samuel Rosa e texto de orelha de Pedro Bial, o livro é uma homenagem à beatlemaníaca Lizzie Bravo. A capa conta com uma foto de Marcos Hermes, o fotógrafo que mais registrou momentos de Paul no mundo, e o projeto gráfico é de Daniel Gnattali. O Brasil tem um lugar especial no coração de Paul, sendo um dos poucos países que inspirou uma composição: “Back in Brazil“.
Leandro Souto Maior destaca que Paul sempre se esforça para falar em português, com aquele charmoso sotaque gringo: “até a próxima”, “tamo junto”. Em São Paulo, ele manda um “manos e minas”, enquanto em Curitiba solta um “piás e gurias”. Ele realmente se preocupa com nossos regionalismos!
Outras Histórias Curiosas
Em 1990, a antropóloga May Waddington, intérprete de Paul na sua primeira visita ao Brasil, sugeriu que ele recebesse um prêmio das mãos de um líder seringueiro do Acre. A repercussão na mídia ajudou a salvar a vida de Antonio Macedo, coordenador do Conselho Nacional dos Seringueiros, que estava ameaçado de morte. Já em 2010, o chaveiro Ivan ‘Cabeça’ foi chamado às pressas ao Estádio do Morumbi para abrir o camarim de Paul, que teve a chave quebrada na fechadura. No fim das contas, ele não só ajudou, mas também assistiu ao show direto do camarim!