Paul McCartney no Brasil: Um mergulho na história de amor do Beatle com o país

Foto: Divulgação

Paul McCartney fez história no Maracanã com um show que entrou para o Guiness Book! O ex-beatle é o único grande artista internacional que se aventura além do eixo Rio-São Paulo, e é o popstar gringo que mais conhece o Brasil. Desde o icônico show carioca em 1990, que reuniu 184 mil pessoas, Paul já realizou 36 apresentações em terras brasileiras. E todas essas aventuras estão reunidas no livro Paul McCartney no Brasil, de Leandro Souto Maior, editado pela Garota FM Books. O lançamento vai rolar no Rio de Janeiro, no Culto Bar, no dia 24 de agosto (sábado, às 18h), e em São Paulo, na Patuá Discos, em 31 de agosto (sábado, às 17h). A entrada é gratuita!

Com um prefácio assinado por Samuel Rosa e texto de orelha de Pedro Bial, o livro é uma homenagem à beatlemaníaca Lizzie Bravo. A capa conta com uma foto de Marcos Hermes, o fotógrafo que mais registrou momentos de Paul no mundo, e o projeto gráfico é de Daniel Gnattali. O Brasil tem um lugar especial no coração de Paul, sendo um dos poucos países que inspirou uma composição: “Back in Brazil“.

Leandro Souto Maior destaca que Paul sempre se esforça para falar em português, com aquele charmoso sotaque gringo: “até a próxima”, “tamo junto”. Em São Paulo, ele manda um “manos e minas”, enquanto em Curitiba solta um “piás e gurias”. Ele realmente se preocupa com nossos regionalismos!

Outras Histórias Curiosas

Em 1990, a antropóloga May Waddington, intérprete de Paul na sua primeira visita ao Brasil, sugeriu que ele recebesse um prêmio das mãos de um líder seringueiro do Acre. A repercussão na mídia ajudou a salvar a vida de Antonio Macedo, coordenador do Conselho Nacional dos Seringueiros, que estava ameaçado de morte. Já em 2010, o chaveiro Ivan ‘Cabeça’ foi chamado às pressas ao Estádio do Morumbi para abrir o camarim de Paul, que teve a chave quebrada na fechadura. No fim das contas, ele não só ajudou, mas também assistiu ao show direto do camarim!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui