A edição 2024 da Skate Run rolou na manhã deste domingo (22), no Centro Histórico de São Paulo (SP), com mais de 1.500 skatistas de todas as idades.
A galera se dividiu entre os percursos de 6 km e 3 km, passando por pontos clássicos da cidade como as avenidas Ipiranga e São João. A largada e a chegada foram no Viaduto do Chá, bem em frente à Prefeitura de São Paulo.
O evento, gratuito, fez parte da Virada Esportiva e contou com presenças de peso do skate brasileiro, como Beto Or Die, Paulo Folha, Fernando Bathman, Douglas The Flash, Murilo Romão e o lendário Sandro Dias, que organizou tudo por meio do seu instituto.
No trajeto completo de 6 km, os skatistas encararam várias subidas e tiveram que segurar o gás até o final. No percurso mais curto, de 3 km, a galera também marcou presença.
No feminino, Sofia Macedo, de 19 anos, mandou bem e cruzou a linha de chegada com 28min46s270. Acostumada com downhill e street, ela não sentiu tanto o peso da distância, deixando Kimberly Lorena Gomes Garcia e Larissa Alexandre Fernandes pra trás. “As ladeirinhas e as subidas foram as mais difíceis, quebraram mesmo. Foi bem cansativo! Em alguns pontos eu me senti bem, mas consegui vencer e tô feliz”, disse Sofia.
No masculino, rolou uma chegada acirrada. Vitor Abiel Bazzi de Jesus garantiu o primeiro lugar com apenas dois segundos de vantagem sobre Gilberto Sousa Conceição. “Esse campeonato é demais, um dos mais divertidos. A vibe da galera é muito boa. Minha estratégia foi remar o mais forte possível pelo maior tempo que eu aguentasse. As pernas pediram arrego, mas não dava pra desistir. Tem que achar força de algum lugar pra continuar”, contou Vitor, de 21 anos.
Crianças e adolescentes do Instituto Sandro Dias também participaram do evento, que chegou à sua sétima edição. O Instituto promove o skate como ferramenta de educação e desenvolvimento pessoal em Santo André (SP). “É muito gratificante dar essa oportunidade pra molecada participar de um evento grande como a Skate Run. O Instituto é uma coisa nova pra mim, e proporcionar isso pras crianças é demais”, disse Sandro Dias.
Com uma equipe de 120 pessoas na produção e organização, a Skate Run segue como a maior corrida de skate do mundo. Dárcio França e Fernando Bathman, que já são veteranos no evento, repetiram a parceria este ano. “Tivemos menos de 30 dias pra organizar tudo. Foi corrido, mas a gente ficou feliz por ter dado tudo certo. Em quatro dias, já tínhamos mil inscritos”, contou Dárcio França.
Foto : Jonas Sperandio